Apresentações em Painel



A AVALIAÇÃO COMO TEMA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO "EPEB"
Mary A. Leivas Amorim, Edel Eren

A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL EM CIÊNCIAS
Célia M. do Amaral Gurgel

A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Cláudia Piccinini, Isabel Martins

A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: ARTICULAÇÕES PARA SITUAR, ENTENDER E REVER A PRÓPRIA AÇÃO DOCENTE
Milton A. Auth, José A. Angotti

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NAS AULAS DE QUÍMICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DE SABERES DOS PROFESSORES
Márcia G. Lima da Silva, Isauro B. Nuñez, Betânia L. Ramalho

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE 5a A 8a SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA ENTRE 1972 E 1995
Edílson Duarte dos Santos, Jorge Megid Neto

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA MODALIDADES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO DE UM CURSO
Raquel A. V. Mendes, Dietrich Schiel, Edna M. Zuffi

A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A NOÇÃO DE OBJETIVO-OBSTÁCULO NAS SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
Elio Carlos Ricardo

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Joni B. Lattari, Rute H. Trevisan, Daniel T. Sanzovo, Vanessa Queiroz

A LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE
Mariana Cassab Torres, Isabel Martins

A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES E/OU CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO A ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan

A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Elio Carlos Ricardo

A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS
Elio Carlos Ricardo, Iône I. P. Slongo, Maurício Pietrocola

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS PRODUZIDAS
Renato E. da Silva Diniz, Luciana M. L. Campos, Raquel Bedani, Maisa B. Ciampi

A PRODUÇÃO TEXTUAL EM EDUCAÇÃO NA BIOQUÍMICA
Rochele Q. Loguercio, José C. del Pino, Diogo de Souza

A TECNOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Cristina C. Rubega

ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO A ANÁLISE DE UM TEXTO DIDÁTICO
Silvia Gilioli, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda

ALFABETISMO CIENTÍFICO: NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Sibele Cazelli, Creso Franco

ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES NO CAMPO DA SAÚDE, NO CONTEXTO DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Shirley N. Bueno, Sonia Krapas

ANÁLISE COM REFLEXÃO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Isabela C. T. Bozzini, Marcia R. Gomes Oliveira, Dulcimeire A. V. Zanon

ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Naida Pimentel, Mary Angela L. Amorin, Daniela Frigo Ferraz, Lilian L. Pozzer, Daliane Spencer Dias, Leandro L. da Silva, Patricia M. Giraldi, Eduardo A. Terrazan

APRENDIZAGENS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES
Bernardo Buchweitz

AS AULAS DE CIÊNCIAS E AS IDÉIAS DOS ALUNOS: ESTUDANDO MICROORGANISMOS NA 6ª SÉRIE
Renato E. da Silva Diniz, Raquel Bedani

AS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: DA PROPOSTA À PRÁTICA
Elio C. Ricardo, Arden Zylbersztajn

AS RELAÇÕES ENTRE PESQUISA E ENSINO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
Marcus Soares, Isabel Martins

ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan, Mary A. L. Amorim

ATIVIDADES DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Maria C. Paternoso S. de Azevedo, Anna M. P. de Carvalho

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTAGIÁRIO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO PROJETO CIRCUITO CIÊNCIA
Francisco Bryan, Leonardo B. de Azevedo, Ivo Leite

AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS
José L. P. B. Silva, Edilson F. de Moradillo

COMO ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS ENTENDEM FENÔMENOS ELÉTRICOS
Lúcia M. Batista, Antonio T. Borges

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE FÍSICA
Célia M. S. Gomes de Sousa, Maria Helena Fávero

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES DIDÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÃO DE INTERRELAÇÕES
Fernanda Bringhenti, Paula Prá Veleda, Roque Moraes

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA AVALIAÇÃO DE "PERFIS CONCEITUAIS" RELATIVOS AO CONCEITO DE TEMPO
André Ferrer P. Martins, Jesuína L. de A. Pacca

CONSTRUINDO PONTES E FRONTEIRAS: GÊNERO DISCURSIVO DE UMA CLASSE UNIVERSITÁRIA DE FÍSICA
Ana G. Dumrauf, Silvina Cordero, Dominique Colinvaux

CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (MCT/UBEA/PUCRS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carmem Sílvia R. Marques, Regina M. Rabello Borges

DA ORGANIZAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO GERADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO À CRIAÇÃO DE FACILIDADES DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO
Glória Georges Feres, Roberto Nardi

DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANIZADOR PRÉVIO EXPERIMENTAL EM SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA PARTINDO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS
Marcus Vinícius Pereira, Susana de Souza Barros

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO ATITUDES E VALORES NA SALA DE AULA
Maria Eloísa Farias

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: AS ESCOLHAS DOS PROFESSORES
Isabel Martins, Inez Andrade, Eliane Trigo, Marcelo B. Rocha, Úrsula Monique Cruz, Allan Damasceno Rocha

DOS RESULTADOS DE PESQUISAS ÀS PROPOSTAS DE AÇÃO: UM EXEMPLO DE NUTRIÇÃO HUMANA
Ana C. Moreira Ayres, Sandra E. Selles, Fabio Cechetti

EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sandro Rogério V. Ustra, Eduardo A. Terrazan

EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS
Marcia C. E. Dias

ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan

EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Alexandre A. da Silva, Maria Lúcia V. do S. Abib

EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Rejane M. G. da Silva, Roseli P. Schnetzler

ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM DISCIPLINA DE TUTORIAMENTO EM PRÁTICA DE ENSINO
Maurivan Güntzel Ramos, Valéria Corrêa Cossio

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ESTRATÉGIAS E MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA ESQUISTOSSOMOSE E OUTRAS HELMINTOSES
Maria Cecília P. Diniz, Virgínia T. Schall

FAUNA E FLORA DO CERRADO: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Marcelle S. C. Rodrigues, Ana Maria de O. Cunha

FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM EXEMPLO NO TRATAMENTO DE FÍSICA TÉRMICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE VISÃO INTERDISCIPLINAR
Luciana de O. Lellis, Maria Eunice R. Marcondes

FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO QUE PROMOVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA
J. Roberto da Silva

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Sérgio Camargo, Roberto Nardi

FOTOGRAFIA, RADIOGRAFIA, TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA: A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS FÍSICOS DE OBTENÇÃO DAS IMAGENS
Renato Q. Machado, Maria G. C. Tomazello

GRUPO DE ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA
Luciana M.L. Campos, Renato E. da S. Diniz

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADE DOS PROFESSORES
Ana M. de O. Cunha

INTERAÇÕES TRIÁDICAS ENTRE LICENCIADOS, PROFESSORES E FORMADORES NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
Lenir B. Zanon, Roseli P. Schnetzler

INTERPRETACIÓN CULTURAL DE LA CONCEPCIÓN DE NATURALEZA DE NUEVE GRUPOS ETNICOS COLOMBIANOS: ESTUDIO DOCUMENTAL
Lyda Mojica Rios, Martha L. O. Raigosa, Claudia M. P. Navas, Adela Molina

INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA QUÍMICA DA PUCRS
Berenice A. Rosito, Maurivan G. Ramos, Concetta S. Ferraro, Rejane R. de Azambuja

INVESTIGANDO O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Stella M. M. Kraetzig, Mary Angela L. Amorim

MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Sandra C. S. M. Nunes, José Luis P. B. Silva, Charbel N. El-Hani

MESTRES ILUSTRES: IMAGENS LITERÁRIAS DO BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA
Pedro da C. P. Neto

MODELAMENTO, SIMULAÇÃO E COMPUTADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES
Alexandre A. Barbosa Xavier, Antônio T. Borges

MUITO TRABALHO EM BUSCA DE UM MELHOR RENDIMENTO
João Freitas

O CIENTISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
R. V. M. Silveira, L. C. B. Tolentino Neto

O CONCEITO DE ECOSSISTEMA COMO UM DOS PILARES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS IDÉIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Mendonça Filho, Maria Guiomar C. Tomazello

O CONCEITO DE HERANÇA BIOLÓGICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
A.C. Cantiello, S.L.F. Trivelato

O CONHECIMENTO FÍSICO E A LINGUAGEM
Carla M. A. de Oliveira, Anna M. Pessoa de Carvalho

O CONHECIMENTO FÍSICO NO NÍVEL FUNDAMENTAL: DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria L. V. dos S. Abib, Anna M. P. de Carvalho

O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LIVRO-TEXTO NO COTIDIANO ESCOLAR
Catarina F. de O. Fraga

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Edel Ern, Joanez A. Aires

O EXERCÍCIO DA FALA E DA ESCRITA NUMA RECONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA: DA COMUNICAÇÃO DESCRITIVA PARA A CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO
Cristina S. de Faria, Roque Moraes

O PERFIL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIFICULDADES E DILEMAS NA PRÁTICA EDUCATIVA
Vera L. B. de Oliveira, R. M. do Aragão

O PERFIL EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Lúcia Rebello, Sonia Krapas

O PLANEJAMENTO DO ENSINO A PARTIR DE UM MODELO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: UM EXEMPLO NA FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre

O PROFESSOR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA
Marcelo Borges Rocha, Isabel Martins

O PROJETO GENOMA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Rosemeire R. Canal, Fernando Bastos

O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE ESTE TEMA
Rita de Cássia Pistóia Mariani

O USO DE ROTEIROS ABERTOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: EXEMPLOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA PESQUISA COLETIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria do Carmo Galiazzi, Jusseli M. de Barros Rocha, Luiz Carlos Schmitz, Moacir Langoni de Souza, Sérgio Giesta, Fábio Peres Gonçalves

OBSERVANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES CIENTÍFICAS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan

OS DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA
Alberto Villani, Dulceval Andrade Santana

OS PESQUISADORES-ORIENTADORES DO PROVOC/FIOCRUZ: VISÕES E CONCEPÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO.
Cristina Araripe Ferreira

OS RESULTADOS DAS OFICINAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Rute H. Trevisan, Cleiton Joni B. Lattari, Daniel T. Sanzovo, Vanessa Queiroz

PENSANDO SOBRE REFLEXÃO
Magda M. Pechliye, Silvia F. Trivelato

PESQUISA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Tânia Aparecida da Silva, Vera L. Bahl de Oliveira, Álvaro Lorencini

PODE O ENSINO DA FÍSICA PRESCINDIR DA MATEMÁTICA?
Ana Maria de Oliveira

PORQUE NÃO ESTUDAR ENTALPIA DO ENSINO MÉDIO
José L. P. B. Silva

PRATICANDO E AVALIANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO EM FÍSICA MODERNA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

PROFESSOR: MEDIADOR ENTRE O ABSTRATO E O CONCRETO
Margareth Mayer, Ana Maria dos A. Carneiro-Leão, Zélia Jófili, Heloisa Bastos

PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA (PROVOC) NA UFMG - AVALIAÇÃO DE UM MODELO EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO
Gisele B. M. de Oliveira, Izabella F. de A. Silva

REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GRUPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Claudio L. Hernandez, Taniamara V. Chaves, Luiz Clement, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

RODAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM APRENDIZADO LÚDICO E PRAZEROSO
Celi R. C. Dominguez, Silvia F. Trivelato

SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Maria E. A. Marcondes de André

SE A PRÁTICA DOCENTE É UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, PODERIA O DIÁRIO DE AULA SER UM DOS SEUS ATALHOS?
Cristiane Dias e Sarmento, Luciana Resende Allain

SERMOS OU TORNARMO-NOS HUMANOS É RELEVANTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Elenise C. Pires de Andrade

SITUAÇÃO E POSSIBILIDADE DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan

TEMAS TRANSVERSAIS: POSSIBILIDADES DE UMA "PRAXIS"NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria C. Ribeiro Cohen

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA CLÁSSICA: EXEMPLOS EM TERMODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA: UM EXEMPLO DE RELATIVIDADE
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

TRANSFORMAÇÕES DO TEXTO CIENTÍFICO EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO: O CASO DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Guaracira Gouvêa, Henrique L. de Barros

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM A MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA EM TÓPICOS DE CIÊNCIAS
Giuseppi Camiletti, Laércio Ferracioli

UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA "A" NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM FÍSICA DA UFSC
Fabiane A. S. S. Silva, Luiz O. Q. Peduzzi

UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA DE RACIONALIDADE EM TORNO DA NOÇÃO DE ENERGIA
Terezinha de Fatima Pinheiro, Maurício Pietrocola, José de P. A. Filho, Carlos Daniel O. Rodrigues

UM LEVANTAMENTO DAS IDÉIAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS NÃO DIDÁTICOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan

UMA BOA AULA DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES
Maria H. da S. Carneiro

UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA
Maria B. de M. Cunha, Maricleide P. de Lima, Maria da C. Marinho Oki, Soraia Freaza Lôbo

VISÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Viviane Briccia do Nascimento, Anna M. P. de Carvalho

VISÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Ana M. da S. Arruda, Tânia Clarice S. de Souza, Maria L. V. dos S. Abib

VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM ENFERMAGEM COMO PROJETO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA
Márcia R. A. Rocha, Mara Alice F. de Abreu