Apresentações em Painel
A AVALIAÇÃO COMO TEMA NOS TRABALHOS
APRESENTADOS NO "EPEB"
Mary A. Leivas Amorim, Edel Eren
A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES
PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL EM CIÊNCIAS
Célia M. do Amaral Gurgel
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA
SOCIOCULTURAL
Cláudia Piccinini, Isabel Martins
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS:
ARTICULAÇÕES PARA SITUAR, ENTENDER E REVER A PRÓPRIA
AÇÃO DOCENTE
Milton A. Auth, José A. Angotti
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NAS AULAS
DE QUÍMICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DE SABERES DOS PROFESSORES
Márcia G. Lima da Silva, Isauro B. Nuñez, Betânia
L. Ramalho
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DE 5a A 8a SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: TENDÊNCIAS
DA PESQUISA ACADÊMICA ENTRE 1972 E 1995
Edílson Duarte dos Santos, Jorge Megid Neto
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS
DA MODALIDADES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO
DE UM CURSO
Raquel A. V. Mendes, Dietrich Schiel, Edna M. Zuffi
A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
E A NOÇÃO DE OBJETIVO-OBSTÁCULO NAS SEQÜÊNCIAS
DIDÁTICAS
Elio Carlos Ricardo
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO APRENDIZADO
DOS CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cleiton Joni B. Lattari, Rute H. Trevisan, Daniel T. Sanzovo, Vanessa
Queiroz
A LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS:
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE
Mariana Cassab Torres, Isabel Martins
A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES
E/OU CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO
A ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan
A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO E A
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Elio Carlos Ricardo
A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO
E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS
Elio Carlos Ricardo, Iône I. P. Slongo, Maurício Pietrocola
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO
DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS PRODUZIDAS
Renato E. da Silva Diniz, Luciana M. L. Campos, Raquel Bedani, Maisa
B. Ciampi
A PRODUÇÃO TEXTUAL EM EDUCAÇÃO
NA BIOQUÍMICA
Rochele Q. Loguercio, José C. del Pino, Diogo de Souza
A TECNOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR DO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ARTICULADOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Cristina C. Rubega
ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO
A ANÁLISE DE UM TEXTO DIDÁTICO
Silvia Gilioli, Cláudio B. Filho, Maria S. P. de Arruda
ALFABETISMO CIENTÍFICO: NOVOS DESAFIOS
NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Sibele Cazelli, Creso Franco
ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES
NO CAMPO DA SAÚDE, NO CONTEXTO DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Shirley N. Bueno, Sonia Krapas
ANÁLISE COM REFLEXÃO DE UM CURSO
DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Isabela C. T. Bozzini, Marcia R. Gomes Oliveira, Dulcimeire A. V. Zanon
ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO
DE CIÊNCIAS
Naida Pimentel, Mary Angela L. Amorin, Daniela Frigo Ferraz, Lilian
L. Pozzer, Daliane Spencer Dias, Leandro L. da Silva, Patricia M. Giraldi,
Eduardo A. Terrazan
APRENDIZAGENS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS
ESTUDANTES
Bernardo Buchweitz
AS AULAS DE CIÊNCIAS E AS IDÉIAS
DOS ALUNOS: ESTUDANDO MICROORGANISMOS NA 6ª SÉRIE
Renato E. da Silva Diniz, Raquel Bedani
AS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E OS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: DA PROPOSTA À PRÁTICA
Elio C. Ricardo, Arden Zylbersztajn
AS RELAÇÕES ENTRE PESQUISA E ENSINO
NA VISÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
Marcus Soares, Isabel Martins
ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO
DAS CRIANÇAS
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan, Mary A. L. Amorim
ATIVIDADES DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Maria C. Paternoso S. de Azevedo, Anna M. P. de Carvalho
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
DO ESTAGIÁRIO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA
NA ESTAÇÃO CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL:
ANÁLISE DO PROJETO CIRCUITO CIÊNCIA
Francisco Bryan, Leonardo B. de Azevedo, Ivo Leite
AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM
DAS CIÊNCIAS
José L. P. B. Silva, Edilson F. de Moradillo
COMO ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS ENTENDEM FENÔMENOS
ELÉTRICOS
Lúcia M. Batista, Antonio T. Borges
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA
SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE FÍSICA
Célia M. S. Gomes de Sousa, Maria Helena Fávero
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES
DIDÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÃO
DE INTERRELAÇÕES
Fernanda Bringhenti, Paula Prá Veleda, Roque Moraes
CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE
ANÁLISE PARA AVALIAÇÃO DE "PERFIS CONCEITUAIS" RELATIVOS
AO CONCEITO DE TEMPO
André Ferrer P. Martins, Jesuína L. de A. Pacca
CONSTRUINDO PONTES E FRONTEIRAS: GÊNERO
DISCURSIVO DE UMA CLASSE UNIVERSITÁRIA DE FÍSICA
Ana G. Dumrauf, Silvina Cordero, Dominique Colinvaux
CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE CIÊNCIAS
E TECNOLOGIA (MCT/UBEA/PUCRS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carmem Sílvia R. Marques, Regina M. Rabello Borges
DA ORGANIZAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO
DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO GERADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO À CRIAÇÃO
DE FACILIDADES DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO
Glória Georges Feres, Roberto Nardi
DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANIZADOR PRÉVIO
EXPERIMENTAL EM SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS
DE CALOR E TEMPERATURA PARTINDO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS
DOS ALUNOS
Marcus Vinícius Pereira, Susana de Souza Barros
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO ATITUDES
E VALORES NA SALA DE AULA
Maria Eloísa Farias
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA
SALA DE AULA: AS ESCOLHAS DOS PROFESSORES
Isabel Martins, Inez Andrade, Eliane Trigo, Marcelo B. Rocha, Úrsula
Monique Cruz, Allan Damasceno Rocha
DOS RESULTADOS DE PESQUISAS ÀS PROPOSTAS
DE AÇÃO: UM EXEMPLO DE NUTRIÇÃO HUMANA
Ana C. Moreira Ayres, Sandra E. Selles, Fabio Cechetti
EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Sandro Rogério V. Ustra, Eduardo A. Terrazan
EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS
Marcia C. E. Dias
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS
Daniela C. da Rosa, Eduardo A. Terrazan
EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO DO
ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Alexandre A. da Silva, Maria Lúcia V. do S. Abib
EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Rejane M. G. da Silva, Roseli P. Schnetzler
ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS
DE QUÍMICA EM DISCIPLINA DE TUTORIAMENTO EM PRÁTICA DE ENSINO
Maurivan Güntzel Ramos, Valéria Corrêa Cossio
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ESTRATÉGIAS
E MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE
DA ESQUISTOSSOMOSE E OUTRAS HELMINTOSES
Maria Cecília P. Diniz, Virgínia T. Schall
FAUNA E FLORA DO CERRADO: CONHECIMENTO DOS ALUNOS
DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO TRIÂNGULO
MINEIRO
Marcelle S. C. Rodrigues, Ana Maria de O. Cunha
FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO:
UM EXEMPLO NO TRATAMENTO DE FÍSICA TÉRMICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE
VISÃO INTERDISCIPLINAR
Luciana de O. Lellis, Maria Eunice R. Marcondes
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO QUE
PROMOVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA
J. Roberto da Silva
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Sérgio Camargo, Roberto Nardi
FOTOGRAFIA, RADIOGRAFIA, TOMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA:
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS FÍSICOS
DE OBTENÇÃO DAS IMAGENS
Renato Q. Machado, Maria G. C. Tomazello
GRUPO DE ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS:
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA
Luciana M.L. Campos, Renato E. da S. Diniz
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS:
DIFICULDADE DOS PROFESSORES
Ana M. de O. Cunha
INTERAÇÕES TRIÁDICAS ENTRE
LICENCIADOS, PROFESSORES E FORMADORES NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
Lenir B. Zanon, Roseli P. Schnetzler
INTERPRETACIÓN CULTURAL DE LA CONCEPCIÓN
DE NATURALEZA DE NUEVE GRUPOS ETNICOS COLOMBIANOS: ESTUDIO DOCUMENTAL
Lyda Mojica Rios, Martha L. O. Raigosa, Claudia M. P. Navas, Adela
Molina
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO
DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA QUÍMICA DA PUCRS
Berenice A. Rosito, Maurivan G. Ramos, Concetta S. Ferraro, Rejane
R. de Azambuja
INVESTIGANDO O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO
NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Stella M. M. Kraetzig, Mary Angela L. Amorim
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Sandra C. S. M. Nunes, José Luis P. B. Silva, Charbel N. El-Hani
MESTRES ILUSTRES: IMAGENS LITERÁRIAS DO
BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA
Pedro da C. P. Neto
MODELAMENTO, SIMULAÇÃO E COMPUTADORES
NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES
Alexandre A. Barbosa Xavier, Antônio T. Borges
MUITO TRABALHO EM BUSCA DE UM MELHOR RENDIMENTO
João Freitas
O CIENTISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
R. V. M. Silveira, L. C. B. Tolentino Neto
O CONCEITO DE ECOSSISTEMA COMO UM DOS PILARES
PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS IDÉIAS DOS ALUNOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
João Mendonça Filho, Maria Guiomar C. Tomazello
O CONCEITO DE HERANÇA BIOLÓGICA NO CURRÍCULO
DO ENSINO MÉDIO
A.C. Cantiello, S.L.F. Trivelato
O CONHECIMENTO FÍSICO E A LINGUAGEM
Carla M. A. de Oliveira, Anna M. Pessoa de Carvalho
O CONHECIMENTO FÍSICO NO NÍVEL FUNDAMENTAL:
DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO
DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria L. V. dos S. Abib, Anna M. P. de Carvalho
O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LIVRO-TEXTO NO
COTIDIANO ESCOLAR
Catarina F. de O. Fraga
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUM PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Edel Ern, Joanez A. Aires
O EXERCÍCIO DA FALA E DA ESCRITA NUMA RECONSTRUÇÃO
CURRICULAR COLETIVA: DA COMUNICAÇÃO DESCRITIVA PARA A CONSTITUIÇÃO
NO DISCURSO
Cristina S. de Faria, Roque Moraes
O PERFIL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIFICULDADES
E DILEMAS NA PRÁTICA EDUCATIVA
Vera L. B. de Oliveira, R. M. do Aragão
O PERFIL EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA
DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Lúcia Rebello, Sonia Krapas
O PLANEJAMENTO DO ENSINO A PARTIR DE UM MODELO
PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: UM EXEMPLO NA FÍSICA TÉRMICA
Orlando Aguiar Jr., João Filocre
O PROFESSOR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
NA SALA DE AULA
Marcelo Borges Rocha, Isabel Martins
O PROJETO GENOMA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Rosemeire R. Canal, Fernando Bastos
O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA E AS CONCEPÇÕES
DOS PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE ESTE TEMA
Rita de Cássia Pistóia Mariani
O USO DE ROTEIROS ABERTOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS:
EXEMPLOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO NÍVEL MÉDIO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA PESQUISA
COLETIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria do Carmo Galiazzi, Jusseli M. de Barros Rocha, Luiz Carlos Schmitz,
Moacir Langoni de Souza, Sérgio Giesta, Fábio Peres Gonçalves
OBSERVANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DE NOÇÕES CIENTÍFICAS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Gislaine A. R. da S. Rossetto, Eduardo A. Terrazan
OS DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES
EM SALA DE AULA
Alberto Villani, Dulceval Andrade Santana
OS PESQUISADORES-ORIENTADORES DO PROVOC/FIOCRUZ:
VISÕES E CONCEPÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
NO ENSINO MÉDIO.
Cristina Araripe Ferreira
OS RESULTADOS DAS OFICINAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS
DE CIÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO
Rute H. Trevisan, Cleiton Joni B. Lattari, Daniel T. Sanzovo, Vanessa
Queiroz
PENSANDO SOBRE REFLEXÃO
Magda M. Pechliye, Silvia F. Trivelato
PESQUISA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES
PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Tânia Aparecida da Silva, Vera L. Bahl de Oliveira, Álvaro
Lorencini
PODE O ENSINO DA FÍSICA PRESCINDIR DA MATEMÁTICA?
Ana Maria de Oliveira
PORQUE NÃO ESTUDAR ENTALPIA DO ENSINO MÉDIO
José L. P. B. Silva
PRATICANDO E AVALIANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA:
UM EXEMPLO ILUSTRATIVO EM FÍSICA MODERNA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
PROFESSOR: MEDIADOR ENTRE O ABSTRATO E O CONCRETO
Margareth Mayer, Ana Maria dos A. Carneiro-Leão, Zélia
Jófili, Heloisa Bastos
PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA
(PROVOC) NA UFMG - AVALIAÇÃO DE UM MODELO EDUCACIONAL PARA
O ENSINO MÉDIO
Gisele B. M. de Oliveira, Izabella F. de A. Silva
REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
EM GRUPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Claudio L. Hernandez, Taniamara V. Chaves, Luiz Clement, Joviane Mezzomo,
Eduardo A. Terrazan
RODAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: UM APRENDIZADO LÚDICO E PRAZEROSO
Celi R. C. Dominguez, Silvia F. Trivelato
SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE
PROFESSORES DE QUÍMICA
Maria E. A. Marcondes de André
SE A PRÁTICA DOCENTE É UM CAMINHO
PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, PODERIA O DIÁRIO
DE AULA SER UM DOS SEUS ATALHOS?
Cristiane Dias e Sarmento, Luciana Resende Allain
SERMOS OU TORNARMO-NOS HUMANOS É RELEVANTE
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Elenise C. Pires de Andrade
SITUAÇÃO E POSSIBILIDADE DO USO
DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
DE SANTA MARIA
Claudio L. Hernandez, Luiz Clement, Eduardo A. Terrazan
TEMAS TRANSVERSAIS: POSSIBILIDADES DE UMA "PRAXIS"NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria C. Ribeiro Cohen
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA
CLÁSSICA: EXEMPLOS EM TERMODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA
MODERNA: UM EXEMPLO DE RELATIVIDADE
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
TRANSFORMAÇÕES DO TEXTO CIENTÍFICO
EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO: O CASO DA CIÊNCIA HOJE DAS
CRIANÇAS
Guaracira Gouvêa, Henrique L. de Barros
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM A MODELAGEM
COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA EM TÓPICOS DE CIÊNCIAS
Giuseppi Camiletti, Laércio Ferracioli
UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA "A" NA FORMAÇÃO
INICIAL DO LICENCIADO EM FÍSICA DA UFSC
Fabiane A. S. S. Silva, Luiz O. Q. Peduzzi
UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE UMA
ILHA DE RACIONALIDADE EM TORNO DA NOÇÃO DE ENERGIA
Terezinha de Fatima Pinheiro, Maurício Pietrocola, José
de P. A. Filho, Carlos Daniel O. Rodrigues
UM LEVANTAMENTO DAS IDÉIAS DE PROFESSORES
EM SERVIÇO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE
TEXTOS NÃO DIDÁTICOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO
MÉDIO
Taniamara V. Chaves, Joviane Mezzomo, Eduardo A. Terrazan
UMA BOA AULA DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS DE UM GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES
Maria H. da S. Carneiro
UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO PARA
O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA
Maria B. de M. Cunha, Maricleide P. de Lima, Maria da C. Marinho Oki,
Soraia Freaza Lôbo
VISÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES
DO ENSINO MÉDIO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Viviane Briccia do Nascimento, Anna M. P. de Carvalho
VISÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE
A FORMAÇÃO CONTINUADA
Ana M. da S. Arruda, Tânia Clarice S. de Souza, Maria L. V. dos
S. Abib
VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM
ENFERMAGEM COMO PROJETO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA
Márcia R. A. Rocha, Mara Alice F. de Abreu