FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO QUE PROMOVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA



J. Roberto Silva(*)



Resumo

    A busca por um ensino capaz de promover uma aprendizagem significativa, como caracterizou Ausubel (1968), e mais recentemente como propõe Moreira (2000) com a aprendizagem significativa subversiva, tem sido sugerida por pesquisadores em seus trabalhos, perseguida por professores no ato do ensino e necessária aos alunos durante o processo de sua aprendizagem ao longo de sua formação. Foi desenvolvido até o presente momento neste estudo a elaboração e produção de quatro textos contendo propostas didáticas para o Ensino Fundamental de Matemática a partir de quatro monografias de conclusões de Cursos de Especialização. A metodologia desenvolvida será feita em três etapas: a primeira etapa foi uma formação em serviço durante seis meses onde participaram quatro especialistas, concluindo essas atividades cada especialista escreveu um texto de apoio para o ensino de matemática baseado em seus relatórios de conclusão de Curso de Especialização (monografias). A segunda etapa será feita uma formação em serviço de um grupo de vinte professores voluntários de Matemática do Ensino Fundamental, onde na conclusão do treinamento (Curso de especialização) também será escrito um texto de apoio individualmente por cada um dos vinte participantes no campo do Ensino da Geometria. Finalmente na terceira etapa após uma escolha aleatória de cinco dentre os vinte professores treinados, será utilizado um texto de apoio elaborado na etapa anterior para ensinar o tópico de área em uma das turmas de 8a série do Ensino Fundamental de cada um dos cinco professores. O propósito desta pesquisa é avaliar se os textos de apoio produzidos são potencialmente significativos para o Ensino de Matemática.

(*) Professor (MS) / e-mail: jrobertosilva@bol.com.br.  Matemática - FFPNM (UPE); Estatística - FAINTVISA/PE;
Alumno del Programa Internacional de Doctorado en Ensñanza de las Ciências Universidade de Burgos (España) y la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil).