PRATICANDO E AVALIANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO EM FÍSICA MODERNA
 

Claudio Luiz Hernandes
Luiz Clement
Eduardo Adolfo Terrazzan
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil


Resumo

    Este trabalho visa compreender e analisar as atividades experimentais de roteiros abertos numa perspectiva de ensino por investigação, utilizando-o como meio de (re)construção do conhecimento do aluno. Desta forma, apresentamos uma proposta de trabalho em que a apresentação de um problema, levantamento de hipóteses que o expliquem e as sugestões de solução estejam interligados numa mesma atividade. Através de um exemplo de atividade experimental com roteiro aberto realizada em sala de aula, avaliamos a viabilidade desta estratégia didática a partir das filmagens das aulas. Esta proposta de ensino baseada na investigação, busca uma interação entre professor e aluno para que possam mutuamente participar da (re)construção do conhecimento.