A AVALIAÇÃO COMO TEMA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS "EPEB"

Mary Angela Leivas Amorim
PPGE-Doutorado/CED/UFSC e NEC/CE/UFSM
maryamo@terra.com.br

Edel Ern
Programa de Pós-Graduação em Educação – CED/UFSC
edel@ced.ufsc.br


Resumo


    O objetivo deste trabalho é verificar o que se produziu sobre avaliação no ensino de Biologia. Para tal, examinamos os trabalhos apresentados nas sete edições dos "Encontros Perspectivas do Ensino de Biologia" (EPEB). Utilizamos as coletâneas dos encontros e selecionamos para análise, os textos nos quais a palavra avaliação, ou seus derivados, aparece nos títulos. Ao longo das sete edições dos EPEB, 776 trabalhos foram apresentados. Muitos derivados de pesquisas acadêmicas, principalmente nas últimas edições do evento. Entretanto, encontramos somente 09 textos que se enquadravam no objetivo deste trabalho, como podemos constatar no quadro abaixo.

    Número de trabalhos tendo avaliação como tema
 

Encontros/

Anos

I EPEB

1984

II EPEB 1986
III EPEB

1988

IV EPEB 1991
V EPEB 1994
VI EPEB 1997
VII EPEB 2000
N. de trabalhos

encontrados

Nenhum
Nenhum
01
02
Nenhum
04
02

Fonte: Coletâneas dos EPEB.

    Isso nos alerta para a carência de pesquisas sobre o tema. Apesar da avaliação ser considerada como um item importante no processo de ensino-aprendizagem, pouco se tem investigado sobre a mesma no ensino de Biologia.

    Uma constatação significativa, e que nos serve de alerta para os dias de hoje, quando os discursos pedagógicos dão indicativos de mudanças, prende-se ao dado de que desde os trabalhos apresentados nos primeiros EPEB, uma realidade ainda não se modificou: a vinculação da avaliação com "medida" e a preocupação com os resultados previstos pelo professor. A necessidade de mudanças mediante o exercício de propostas alternativas de avaliação, também tem sido uma chamada constante ao longo dos Encontros todavia, sem a devida ressonância na realização de estudos sobre o tema. Percebemos, então, a existência de um campo de possibilidades de pesquisas, na área de ensino de Biologia, que ainda está pouco explorado.