PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIFICULDADES E DILEMAS NA PRÁTICA EDUCATIVA
 

V. L. B. Oliveira(1)
UEL
oliveir@sercomtel.com.br

R. M. Aragão
UNIMEP
rmraragao@uol.com.br

Resumo

    O presente trabalho é resultado da dissertação do Mestrado em Educação – Área de concentração em Ciências, o qual, teve como principal preocupação localizar dificuldades e dilemas de professores egressos da licenciatura em Ciências Biológicas, que atuam no Ensino Médio, na disciplina de Biologia, em escolas públicas. Parto num primeiro momento, das projeções apontadas pelos nove professores, como desejáveis na sua formação profissional, levando-se em conta o contexto de aulas de Biologia no Ensino Médio. Num segundo momento, relato a averiguação de dificuldades e configurações de dilemas destes professores no exercício do magistério. Em função dos dados coletados, organizei distintas categorias relativas não só a dificuldades de ensino, mas também a desafios que se projetam para os professores de Biologia, posto que a maioria dos entrevistados continuam a conceber o ensino por eles desenvolvidos em termos, simples e tradicionais, de transmissão-recepção. profissionais. Nessa perspectiva, configura-se um certo perfil para o professor. A formação de professores terá que ser repensada, as necessidades de mudanças na formação/educação de professores assinalam melhoras na qualidade e na motivação dos professores, recorrendo a competências pedagógicas diversas e diversificadas, bem como qualidades humanas tais como autoridade, paciência e humildade, para atender a alunos diversos com qualidades e dificuldades humanas diferenciadas. O professor, precisa apresentar muitas/novas/outras características de atividades., novas abordagens didático-pedagógicas e epistemológicas no processo de ensino e de aprendizagem, que lhes possa propiciar a aquisição do conhecimento científico de que o cidadão comum não pode prescindir. Nesta perspectiva apresento algumas contribuições e faço sugestões ao delinear um perfil do professor de Biologia para este momento.

(1) Professora do Departamento de Biologia Geral – Universidade Estadual de Londrina, orientanda da DrªRosália M. Aragão.