SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA



Maria Elizabeth Athayde Marcondes de André
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades modalidade Ensino de Química
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo



Resumo

    As investigações no ensino de Química concentram-se principalmente no conhecimento sobre as concepções dos estudantes e no desenvolvimento de conceitos químicos. A pesquisa associada às visões dos professores sobre ensino e como melhorá-lo é um campo pouco desenvolvido e de grande importância.

    Muitos professores em exercício encontram dificuldades no cotidiano de suas aulas e buscam os cursos de formação continuada para enfrentá-las. Esses cursos têm sido um grande desafio e, segundo alguns autores, estão fundamentados em dois grandes eixos:

    mudar as concepções do professor sobre ciência e mudar suas idéias sobre os saberes pedagógicos.

    Diante desse panorama, acreditamos ser relevante a investigação da influência desses cursos na transformação dos saberes pedagógicos de professores de Química.

    O objetivo dessa pesquisa, que está em andamento e faz parte da dissertação de mestrado, é identificar os saberes da prática pedagógica, levantando habilidades e competências de professores de Química, que caracterizam o trabalho em sala de aula, relacionando as fontes que geraram tais saberes. Dessa forma, a investigação pretende, num primeiro momento, relacionar a influência dos cursos de formação continuada na prática pedagógica de professores de Química, que apresentam indícios de inovação.

    O desenvolvimento da pesquisa tem ocorrido com o uso da metodologia qualitativa em educação. Inicialmente, optamos por identificar as competências e as estratégias de ensino dos professores de Química de escolas particulares e públicas, que têm feito inovações em sala de aula e que participaram de cursos de formação continuada, O levantamento desses dados está ocorrendo com um questionário contendo perguntas abertas, que enfocam os conteúdos abordados nas diferentes séries, a utilização do livro didático e do laboratório, relação com o cotidiano ou temas atuais, a história da Química, o planejamento anual, a preparação das aulas, a avaliação dos alunos e do próprio curso e as reuniões pedagógicas. Paralelamente, algumas aulas têm sido observadas. A partir dos resultados dessa fase inicial, continuaremos o trabalho, através de entrevistas semi-estruturadas e gravações em vídeo de algumas aulas.

    Os resultados parciais, obtidos dos questionários e observações de aula, apontam para uma prática tradicional, com algumas inovações pontuais, sugerindo a necessidade de investigações sobre o cotidiano dos professores em exercício e as dificuldades para uma maior transformação das suas atuações, desejável para a melhoria do ensino de Química.