UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA "A" NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM FÍSICA DA UFSC(1)

Fabiane A.S.S.Silva
Centro de Ciências da Educação
Mestranda do PPG em Educação
Universidade Federal de Santa Catarina
88.040-900, Florianópolis, SC, Brasil

Luiz O.Q.Peduzzi
Departamento de Física
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Universidade Federal de Santa Catarina
88.040-900, Florianópolis, SC, Brasil



Resumo

    Este trabalho é parte de uma pesquisa que tem por objetivo identificar o papel, a importância e as implicações da matéria Instrumentação para o Ensino de Física na formação do licenciado em Física.

    Considerando a Instrumentação como uma matéria integradora, a hipótese da pesquisa é que ela deve cumprir um papel relevante no sentido de articular conteúdos de natureza pedagógica com conhecimentos específicos no campo da física, discutindo aspectos atuais da pesquisa em ensino de física, desenvolvendo habilidades e consolidando atitudes e valores dos futuros professores.

    Optou-se por investigar esta matéria na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde ela esta dividida em três disciplinas, Instrumentação para o Ensino de Física "A, B e C", devido ao tratamento diferenciado que ela tem nesta Instituição.

    Assim, a Instrumentação "A" oferece ao estudante a oportunidade de refletir sobre a natureza da ciência, sobre projetos direcionados ao Ensino de Física, bem como sobre a Transposição Didática, História da Ciência, Concepções Alternativas, Modelos e Modelização, Ciência Tecnologia e Sociedade e Alfabetização Científica. Na Instrumentação "B", os alunos desenvolvem um projeto temático para ensinar Física relacionado a um dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Já na Instrumentação "C", os estudantes juntam a teoria com a prática, aplicando a unidade de Ensino de Física elaborada na disciplina anterior em turmas piloto da comunidade.

    Neste trabalho, apresentam-se os resultados da análise da Instrumentação "A", baseada no acompanhamento da disciplina, ao longo do semestre, por um dos autores, e nos dados obtidos através de um questionário, respondido por todos os alunos e das entrevistas realizadas com uma amostra do grupo.

    Além de bem aceitos e compreendidos, de modo geral, pelos estudantes, os temas abordados na Instrumentação "A" trazem à reflexão do futuro professor, com bastante ênfase, matérias de pesquisa que normalmente não se fazem presentes (ao menos como seria desejável) em sua Formação Inicial. Sendo uma disciplina fundamental para o desenvolvimento das Instrumentações "B" e "C", pois todas as atividades nelas desenvolvidas são baseadas na "A", gera-se a expectativa de que estes assuntos possam, de alguma forma e em breve se fazer presentes na sala de aula do Ensino Médio.

(1) Trabalho inédito.