OBSERVANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES CIENTÍFICAS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA(1)





Gislaine A . R. da Silva Rossetto(2)
Eduardo A . Terrazzan(3)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil.



Resumo

Introdução

    A sociedade contemporânea vivencia um período de extrema dependência da ciência e tecnologia. Encontramo-nos numa época em que os resultados do "progresso" científico-tecnológico tem afetado diretamente o dia-a-dia das pessoas provocando mudanças significativas em seus modos de vida determinando, inclusive, valores sociais básicos. Diante deste contexto, acreditamos ser imprescindível que as pessoas saibam discutir e opinar a respeito de questões dessa natureza, conscientizando-se das conseqüências que tais avanços representam para as nossas vidas. Acreditamos, também, ser indispensável a familiarização dessas questões desde a mais tenra idade, através do desenvolvimento de "aulas de ciências" a partir da pré-escola. A prática da Educação em Ciências, desde esse nível de escolaridade, contribuirá para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas o dos fatos científicos e tecnológicos presentes em seu cotidiano. Assim, estaremos contribuindo a chamada alfabetização científico-tecnológica. Considerando "Ciência Escolar" como um corpo de conhecimentos que se constrói entre tantos outros, porém mantendo algumas características que lhes são particulares. Partindo desses pressupostos, nosso trabalho objetivou desenvolver "aulas de ciências" na pré-escola através de atividades que considerassem o interesse do grupo de alunos e que correspondessem à realidade na qual estavam inseridos. Visou também, observar e compreender o processo de construção de algumas noções científicas, a partir do pensamento espontâneo das crianças, aproximando-as o máximo possível das explicações cientificamente aceitas.

Metodologia

    As atividades foram desenvolvidas com crianças de 4 a 6 anos de idades, de uma escola de Santa Maria / RS. Foram elaboradas atividades a partir de questionamentos instigados pela autora a respeito da temática em questão. A partir disso , realizávamos a atividade propriamente dita, sempre com a participação das crianças, através das observações das experiências propostas.

Resultados

    As respostas desses questionamentos dadas pelas crianças refletiam quais eram as suas noções sobre o assunto. Ao final de cada uma delas, comparávamos as hipóteses que havíamos levantando inicialmente e o que tínhamos descoberto durante as experiências, registrando nossas primeiras conclusões por meio de um texto elaborado coletivamente. As crianças puderam partilhar de explicações a respeito dos fenômenos naturais, aproximando-se o mais próximo possível das explicações cientificamente aceitas.

Conclusão

    Com essa dinâmicas de trabalho, podemos afirmar que conseguimos trabalhar os conteúdos eleitos numa linguagem simples e acessível a tal nível de escolaridade, contribuindo para aumentar o teor explicativo das "teorias espontâneas das crianças".

(1) Versão modificada do texto apresentado no evento da SBPC/2000.
(2) Com apoio parcial da CAPES.
      Bolsista de Mestrado da Capes pelo NEC/CE/UFSM e Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFSM; E-mail: vigclau@uol.com.br
(3) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq pelo NEC/CE/UFSM e Prof. Adjunto do Centro de Educação/UFSM; E-mail: eduterra@ce.ufsm.br