ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO A ANÁLISE DE UM TEXTO DIDÁTICO *



Silvia Gilioli
Cláudio Bertolli Filho
Maria Sueli Parreira de Arruda

Resumo

    As avaliações acadêmicas dos processos de ensino e de aprendizagem têm enfatizado a análise dos textos didáticos, dissecando conteúdos e estilos de escrita como elementos vitais para o êxito do ato pedagógico. Ao mesmo tempo, a capacidade de leitura e entendimento textual por parte do educando constitui-se em tema complementar e identicamente importante para verificação. Nesse contexto, ganha importância o intento verificador do ato de leitura e do entendimento do texto didático por parte do aluno leitor.

    Nesse sentido, no presente trabalho apresentamos os dados obtidos junto a alunos alunos do 2o ano do ensino médio, após leitura de um texto sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), destinado, originariamente, a alunos da 8a série do ensino fundamental. O estudo foi realizado em dois momentos: inicialmente, solicitou-se a estes alunos que realizassem a leitura do texto, declarando suas dificuldades de compreensão, os tópicos abordados que julgavam importantes para a construção de seu conhecimento e comentários gerais sobre o texto. Em um segundo momento, foi solicitado aos alunos que dessem significado a alguns termos presentes no texto que não foram assinalados por eles, mas julgávamos apresentar certo grau dificuldade para o entendimento do texto. A consulta foi realizada em forma de questionário, e as resposta obtidas, agrupadas por categorias de acordo com suas semelhanças.

    De modo geral, os dados obtidos nesse estudo demonstram o desconhecimento dos alunos do 2º ano do ensino médio sobre o conjunto de termos básicos das ciências biológicas que o autor supôs de pleno domínio por parte dos aluno de 8a série. Assim, se estas questões não forem assumidas, o papel do texto didático nos processos de ensino e de aprendizagem continuará o mesmo. Nossos resultados refletem a necessidade de melhor aproveitamento do texto, que ao invés de empregado no espaço escolar como um discurso absoluto, deverá se constituir em um ponto de partida para a discussão coletiva e problematização do cotidiano.
 

* Trabalho apresentado originalmente na "V Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia e Áreas Afins, 10 a 14 de Dezembro de 2000."