Cristina Araripe Ferreira
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ
Resumo
Este trabalho aborda, de forma concisa, a questão
da orientação acadêmica de alunos do Ensino Médio
que participam do Programa de Vocação Científica.
Criado em 1986 pela FIOCRUZ, o PROVOC é, hoje, uma experiência
educacional que ultrapassa os limites históricos e geográficos
do campus de Manguinhos no Rio de Janeiro para difundir-se junto a outras
instituições de pesquisa do país. Com efeito, a ampla
e abrangente participação de pesquisadores de renomadas instituições
científicas, como orientadores de iniciação científica
de jovens que ainda nem sequer fizeram suas escolhas profissionais, tem
sido fundamental para que se possa discutir de modo reflexivo a superação
de modelos arcaicos de formação. Por outro lado, a relevância
estratégica desse tipo de programa institucional tem levado um grande
número de pesquisadores-orientadores do PROVOC a enfrentar questões
e problemas, até então, próprios/exclusivos dos especialistas
em educação. A maioria dessas discussões resulta na
formulação de propostas pedagógicas que podem e devem
ser avaliadas pelos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente no
desenvolvimento do processo de implantação, consolidação
e ampliação do Programa. Neste sentido, não são
os resultados quantitativos, em si, que precisam ser analisados, mas sim
as razões, argumentos, proposições e idéias
que têm orientado as ações dos pesquisadores. Para
além da compreensão de um conjunto de princípios gerais
(filosóficos, educacionais, etc.) que nortearam o processo de institucionalização
do Programa de Vocação Científica durante seus quinze
anos de existência, trata-se de entender aqui como, por quê
e em que contextos culturais específicos se constroem as visões
e as concepções da iniciação científica
no Ensino Médio.