AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO`DO
ESTAGIÁRIO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA
NA ESTAÇÃO CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL:
ANÁLISE DO PROJETO CIRCUITO CIÊNCIA
Francisco Bryan
Graduando em Geografia/USP- Projeto
Circuito Ciência- Estação Ciência/USP
Leonardo Bruno de Azevedo
Graduando em Ciências Biológicas/UNISA-
Projeto Circuito Ciência- Estação Ciência/USP
Ivo Leite Filho
Doutorando da Faculdade de Educação/USP-
Projeto Circuito Ciência/USP- Orientador
Resumo
A Estação Ciência é um Centro de Divulgação
Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria
da Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São
Paulo- USP, criada em 1987. Está localizada no bairro da Lapa, Zona
Oeste da cidade de São Paulo.
Com intuito de aproximar jovens com diferentes talentos
foi criado o Projeto Circuito Ciência na Estação Ciência,
elaborado e orientado por LEITE FILHO[1].
A proposta voltou-se, principalmente, para incentivar, alunos de escolas
municipais de ensino fundamental e médio, no desenvolvimento de
projetos de iniciação científica. A mediação
exercida por estudantes universitários/estagiários constituiu-se
em um dos pontos de análise da importância do Projeto de pesquisa
de doutoramento.
O presente trabalho
teve como objetivos: 1- Analisar a relação entre a participação
do estudante universitário, na forma de estágio e a contribuição
para sua formação acadêmica dentro de um projeto de
pesquisa na área de ensino de ciências; 2- Identificar os
métodos de trabalhos , na função orientadores, entre
os estagiários e alunos, que potencializaram a aprendizagem do ensino
formal através de atividades extra-escolares.
Estudantes de graduação
acompanharam durante (18) dezoito meses o desenvolvimento do Projeto Circuito
Ciência, no espaço da Estação da Ciência
e das 6(seis) escolas municipais agregadas ao Núcleo de Ação
educativa-04 da Secretaria Municipal de Educação. A estrutura
metodológica seguiu as seguintes etapas, juntos aos alunos integrantes
do Projeto: (a)elaboração de roteiros de atividades extra-classe;
(b)identificação e seleção de um objeto de
pesquisa; (c) formação de grupos interesse entre os alunos;
(d) orientações e encaminhamentos de acordo com a natureza
de cada projeto; (e) levantamento bibliográfico; (f)discussão
e orientação dos registros obtidos na condução
da pesquisa; (g)produção de resumos e sínteses gráficas
(banners) para apresentação em congressos.
Durante a realização do estágio, percebeu-se um processo
de intercâmbio interdisciplinar entre os alunos de graduação,
nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanas.
As produções dos gráficos resultantes nos 31 trabalhos
dos estudantes do ensino fundamental, foram orientados diretamente pela
estagiária de Matemática. Os mapas dos locais e as questões
relativas às populações estudadas nas pesquisas pelo
estagiário de geografiae os aspectos ambientais pelo de ciências
biológicas. A fase de discussão e orientação
dos trabalhos desenvolvidos no Projeto foi importante para que os universitários/estagiários
fixassem os procedimentos acadêmicos na produção de
textos em formato científico requerido em publicações
e congressos .
A participação
de universitários/estagiários no Projeto Circuito Ciência
mostrou-se importante e necessário na formação e complementação
do que é um projeto de pesquisa e de iniciação científica.
Notou-se acréscimos do ponto de vista de conceitos científicos
mais amplos, decorrentes do tratamento de múltiplos e temas que
a situação de orientar proporcionou, tornando a relação
entre os universitários/estagiários e os alunos uma permanente
troca de conhecimentos. Considera-se alguns passos de um processo de produção
científica foram alcançados pelos grupos envolvidos, se observado
a permanente mobilização de alunos com relação
a determinada área da ciência , até a apresentação
dos resultados em encontros de ciências de grande importância.