AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO`DO ESTAGIÁRIO A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO PROJETO CIRCUITO CIÊNCIA


Francisco Bryan
Graduando em Geografia/USP- Projeto Circuito Ciência- Estação Ciência/USP

Leonardo Bruno de Azevedo

Graduando em Ciências Biológicas/UNISA- Projeto Circuito Ciência- Estação Ciência/USP

Ivo Leite Filho
Doutorando da Faculdade de Educação/USP- Projeto Circuito Ciência/USP- Orientador



Resumo

    A Estação Ciência é um Centro de Divulgação Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria da Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo- USP, criada em 1987. Está localizada no bairro da Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

    Com intuito de aproximar jovens com diferentes talentos foi criado o Projeto Circuito Ciência na Estação Ciência, elaborado e orientado por LEITE FILHO[1]. A proposta voltou-se, principalmente, para incentivar, alunos de escolas municipais de ensino fundamental e médio, no desenvolvimento de projetos de iniciação científica. A mediação exercida por estudantes universitários/estagiários constituiu-se em um dos pontos de análise da importância do Projeto de pesquisa de doutoramento.


    O presente trabalho teve como objetivos: 1- Analisar a relação entre a participação do estudante universitário, na forma de estágio e a contribuição para sua formação acadêmica dentro de um projeto de pesquisa na área de ensino de ciências; 2- Identificar os métodos de trabalhos , na função orientadores, entre os estagiários e alunos, que potencializaram a aprendizagem do ensino formal através de atividades extra-escolares.

    Estudantes de graduação acompanharam durante (18) dezoito meses o desenvolvimento do Projeto Circuito Ciência, no espaço da Estação da Ciência e das 6(seis) escolas municipais agregadas ao Núcleo de Ação educativa-04 da Secretaria Municipal de Educação. A estrutura metodológica seguiu as seguintes etapas, juntos aos alunos integrantes do Projeto: (a)elaboração de roteiros de atividades extra-classe; (b)identificação e seleção de um objeto de pesquisa; (c) formação de grupos interesse entre os alunos; (d) orientações e encaminhamentos de acordo com a natureza de cada projeto; (e) levantamento bibliográfico; (f)discussão e orientação dos registros obtidos na condução da pesquisa; (g)produção de resumos e sínteses gráficas (banners) para apresentação em congressos.

    Durante a realização do estágio, percebeu-se um processo de intercâmbio interdisciplinar entre os alunos de graduação, nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanas. As produções dos gráficos resultantes nos 31 trabalhos dos estudantes do ensino fundamental, foram orientados diretamente pela estagiária de Matemática. Os mapas dos locais e as questões relativas às populações estudadas nas pesquisas pelo estagiário de geografiae os aspectos ambientais pelo de ciências biológicas. A fase de discussão e orientação dos trabalhos desenvolvidos no Projeto foi importante para que os universitários/estagiários fixassem os procedimentos acadêmicos na produção de textos em formato científico requerido em publicações e congressos .


    A participação de universitários/estagiários no Projeto Circuito Ciência mostrou-se importante e necessário na formação e complementação do que é um projeto de pesquisa e de iniciação científica. Notou-se acréscimos do ponto de vista de conceitos científicos mais amplos, decorrentes do tratamento de múltiplos e temas que a situação de orientar proporcionou, tornando a relação entre os universitários/estagiários e os alunos uma permanente troca de conhecimentos. Considera-se alguns passos de um processo de produção científica foram alcançados pelos grupos envolvidos, se observado a permanente mobilização de alunos com relação a determinada área da ciência , até a apresentação dos resultados em encontros de ciências de grande importância.

[1] . LEITE FILHO, Ivo. Projeto Circuito Ciência: Implantação de Atividades de Iniciação Científica em Escolas Municipais de São Paulo. Projeto de Pesquisa de Doutoramento da Faculdade de Educação, 2001.