Tânia Aparecida da Silva
Vera Lúcia Bahl de Oliveira
Álvaro Lorencini Jr(1)
Resumo
Com o objetivo de formar um professor de Ciências na perspectiva de pesquisador, este estudo se fundamenta na relação existente entre a pesquisa na escola e a prática educativa do futuro profissional. Primeiramente, abordaremos o problema da dicotomia curricular e a formação do professor. Num segundo momento, discutiremos a relevância da pesquisa como instrumentalizadora da prática pedagógica. A proposta da inserção da pesquisa acadêmica, como referencial metodológico e teórico, tem sido bastante difundida na literatura atual. Comparando tais informações e a partir da análise de dados qualitativos, finalmente, sugerimos a reflexão-ação docente como reflexão cotidiana durante os estágios curriculares, com a intenção de corroborar na formação de um professor crítico-reflexivo.
(1) Docentes da área de Prática de Ensino de Ciências
e Biologia do Depto. de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina
(PR).