EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS



Marcia Cristina Espiñeira Dias
 

Resumo

    O trabalho que apresentamos estudou as relações entre educação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências. Buscamos evidenciar as possíveis interfaces entre educação continuada e prática docente, estabelecendo níveis de intervenção para o desenvolvimento profissional dos professores de ciências. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, por meio de estudos de casos, para caracterizar as concepções/reflexões sobre a prática docente. Podemos destacar como pontos relevantes das considerações finais deste trabalho de pesquisa: (i) a necessidade de articulação mais estreita entre educação continuada e a formação inicial dos docentes de ciências; (ii) a reestruturação da profissão docente com uma política de profissionalização, enfatizando a educação continuada com vistas ao crescimento profissional do professor; (iii) a dimensão afetiva presente na atividade docente que comparece como fator desencadeador e reforçador da auto-estima profissional. Finalmente, apresentamos nossa perspectiva sobre o desenvolvimento profissional do professor de ciências e destacamos os aspectos que a educação continuada deve contemplar. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado: Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional – Estudo de Caso de Professores de Ciências Participantes de Iniciativas de Curta Duração, que a autora apresentou na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2000.