Resumo
O trabalho que apresentamos estudou as relações
entre educação continuada e desenvolvimento profissional
de professores de ciências. Buscamos evidenciar as possíveis
interfaces entre educação continuada e prática docente,
estabelecendo níveis de intervenção para o desenvolvimento
profissional dos professores de ciências. Utilizamos uma abordagem
de pesquisa qualitativa, por meio de estudos de casos, para caracterizar
as concepções/reflexões sobre a prática docente.
Podemos destacar como pontos relevantes das considerações
finais deste trabalho de pesquisa: (i) a necessidade de articulação
mais estreita entre educação continuada e a formação
inicial dos docentes de ciências; (ii) a reestruturação
da profissão docente com uma política de profissionalização,
enfatizando a educação continuada com vistas ao crescimento
profissional do professor; (iii) a dimensão afetiva presente na
atividade docente que comparece como fator desencadeador e reforçador
da auto-estima profissional. Finalmente, apresentamos nossa perspectiva
sobre o desenvolvimento profissional do professor de ciências e destacamos
os aspectos que a educação continuada deve contemplar. Este
trabalho é parte da dissertação de mestrado: Educação
Continuada e Desenvolvimento Profissional – Estudo de Caso de Professores
de Ciências Participantes de Iniciativas de Curta Duração,
que a autora apresentou na Faculdade de Educação da Universidade
Federal Fluminense, em agosto de 2000.