RODAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM APRENDIZADO LÚDICO E PRAZEROSO



Celi Rodrigues Chaves Dominguez

Silvia Frateschi Trivelato



Resumo

    Esta pesquisa foi realizada durante o curso de mestrado na Faculdade de Educação – USP.

    Para o com uma turma de crianças de 4 anos de uma Escola de Educação Infantil da cidade de São Paulo. Nossos dados consistem de registros em vídeo de rodas de ciências , as quais foram transcritas e analisadas com o objetivos de compreendermos quais são os aspectos de ludicidade presentes nas rodas que promovem a manutenção da relação afetiva existente entre as crianças pequenas e os conhecimentos relacionados às Ciências Naturais.

    As crianças pequenas freqüentemente evidenciam muito interesse pelos seres vivos e tudo o que se relaciona a eles. O comportamento dos animais, suas relações com o meio em que vivem, sua reprodução, como comem, se locomovem, constróem seus abrigos são temas que despertam a curiosidade das crianças.

    Na Educação Infantil, uma das atividades da rotina diária é a roda de conversa, momento em que o grupo se reúne para discutir sobre um tema de interesse de todos. Quando esses temas são relacionados às Ciências Naturais chamamos de rodas de ciências.