CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES
DIDÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : INVESTIGAÇÃO
DE INTERRELAÇÕES
Dinara Graciano
Fernanda Bringhenti
fernanda.bringhenti@bol.com.br
Paula Prá Veleda
paulinhapve@yahoo.com.br
Roque Moraes
searom@pucrs.br
Resumo
Este artigo pretende analisar os resultados de uma pesquisa,
que ocorreu inserida no projeto Educação em Ciências:
preparando cidadãos para a realidade científica e tecnológica
do novo milênio, que consistiu na investigação
e análise do processo de construção coletiva de unidades
didáticas e a influência na formação inicial
e continuada de professores.
O objetivo do projeto referente ao envolvimento
de licenciandos foi compreender como um processo de reconstrução
curricular pode ser integrado na formação inicial de professores
de ciências e que benefícios isso pode trazer.
Na presente análise destacam-se três
aspectos em relação a isto:
-
Influências sobre a opção de ser professor;
-
Influências sobre o envolvimento nas disciplinas do curso;
-
Desenvolvimento da compreensão de uma nova forma de aprender.
O envolvimento num projeto dessa natureza proporciona
ao licenciando a reflexão sobre a opção de ser professor.
O contato direto com os alunos bem como a elaboração de atividades
e aplicação delas, faz com que o licenciando valorize aspectos
como aceitação do aluno e um relacionamento positivo com
ele. Segurança, comunicação, interação
entre professor e aluno, saber ouvir o aluno e desenvolver atividades a
partir dos seus conhecimentos iniciais, ajudaram os licenciandos a se definirem
na opção de serem professores.
A experiência dos licenciandos reflete-se em
uma visão mais crítica do curso, especialmente em relação
à formação pedagógica. Nas disciplinas de didática
e de metodologia os licenciandos manifestam uma maior segurança
para dialogar e discutir os temas trabalhados, ajudando a tirar maior proveito
nesse tipo de disciplina. Ao mesmo tempo os alunos em formação
tornam-se mais críticos em relação às outras
disciplinas dos seus cursos.
Finalmente, a experiência de construir unidades
didáticas, além de desenvolver um interesse maior sobre os
assuntos trabalhados, aumenta a vontade de pesquisar e consequentemente
uma reconstrução autônoma do conhecimento. Ao longo
do processo os licenciandos questionam suas compreensões sobre o
significado de aprender, assumindo novas perspectivas epistemológicas.
Nisso se inclui a compreensão do uso da pesquisa como forma de ensinar
e aprender.
O conjunto dessas análises mostra que integração
de desenvolvimento curricular com formação inicial de professores
pode refletir-se numa formação mais significativa principalmente
pela aproximação entre a teoria e a prática.
