CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UNIDADES DIDÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : INVESTIGAÇÃO DE INTERRELAÇÕES



Dinara Graciano
Fernanda Bringhenti
fernanda.bringhenti@bol.com.br
Paula Prá Veleda
paulinhapve@yahoo.com.br
Roque Moraes
searom@pucrs.br


Resumo

    Este artigo pretende analisar os resultados de uma pesquisa, que ocorreu inserida no projeto Educação em Ciências: preparando cidadãos para a realidade científica e tecnológica do novo milênio, que consistiu na investigação e análise do processo de construção coletiva de unidades didáticas e a influência na formação inicial e continuada de professores.
 
    O objetivo do projeto referente ao envolvimento de licenciandos foi compreender como um processo de reconstrução curricular pode ser integrado na formação inicial de professores de ciências e que benefícios isso pode trazer.

    Na presente análise destacam-se três aspectos em relação a isto:

    O envolvimento num projeto dessa natureza proporciona ao licenciando a reflexão sobre a opção de ser professor. O contato direto com os alunos bem como a elaboração de atividades e aplicação delas, faz com que o licenciando valorize aspectos como aceitação do aluno e um relacionamento positivo com ele. Segurança, comunicação, interação entre professor e aluno, saber ouvir o aluno e desenvolver atividades a partir dos seus conhecimentos iniciais, ajudaram os licenciandos a se definirem na opção de serem professores.

    A experiência dos licenciandos reflete-se em uma visão mais crítica do curso, especialmente em relação à formação pedagógica. Nas disciplinas de didática e de metodologia os licenciandos manifestam uma maior segurança para dialogar e discutir os temas trabalhados, ajudando a tirar maior proveito nesse tipo de disciplina. Ao mesmo tempo os alunos em formação tornam-se mais críticos em relação às outras disciplinas dos seus cursos.

    Finalmente, a experiência de construir unidades didáticas, além de desenvolver um interesse maior sobre os assuntos trabalhados, aumenta a vontade de pesquisar e consequentemente uma reconstrução autônoma do conhecimento. Ao longo do processo os licenciandos questionam suas compreensões sobre o significado de aprender, assumindo novas perspectivas epistemológicas. Nisso se inclui a compreensão do uso da pesquisa como forma de ensinar e aprender.

    O conjunto dessas análises mostra que integração de desenvolvimento curricular com formação inicial de professores pode refletir-se numa formação mais significativa principalmente pela aproximação entre a teoria e a prática.