O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
 
 

Edel Ern(1)
Joanez A. Aires(2)
 
 

Resumo

    Este estudo está relacionado à história de 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 1985, no qual se instalou, entre outras, uma linha de investigação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. A experiência, na época, foi pioneira no país no que se refere à vinculação da linha de pesquisa em ensino de Ciências Naturais e Matemática, a um programa de pós-graduação em Educação. Do total de 291 alunos que concluíram o Programa com mestrado e doutorado, até dezembro de 2000, 83 ( 29%) estavam vinculados à linha de investigação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

    O objetivo, neste trabalho, é analisar a produção desses mestrandos e doutorandos, até dezembro de 2000. A análise dessa producão científica foi organizada adotando-se o critério de "áreas temáticas", sendo que os temas pesquisados situam-se, principalmente nas áreas de: Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores, Prática Docente, Epistemologia e Análise Curricular. As três primeiras áreas foram aquelas onde se concentrou o número mais significativo, tanto de dissertações quanto de teses. A partir dos temas de pesquisa identificados e analisados, discutiu-se as possíveis direções que emergiram dos mesmos e que orientam a prática pedagógica desses professores.

    A relevância desta experiência de pós-graduação pode ser vista em duas vertentes: 1) as especificidades do ensino de Ciências Naturais discutidas no contexto da construção do conhecimento na área educacional e, 2) a significativa contribuição inovadora que essas discussões, traduzidas em dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, tem trazido à área de ensino das Ciências Naturais e Matemática.

    As pesquisas examinadas refletem o clima de mudanças políticas e epistemológicas que vêm ocorrendo no país nesse período de existência do Programa. Os discursos de denúncia das práticas pedagógicas autoritárias, que permeavam a década de 80, foram dando lugar à construção de discussões críticas e teoricamente embasadas, voltadas para o enfrentamento dos desafios provocados pelas novas tecnologias. Percebe-se um clima favorável a um "movimento renovador", na área do ensino de Ciências Naturais e Matemática.

    Em linhas gerais, pode-se concluir que, como as temáticas tratam de questões básicas e fundamentais da Educação, os cursos de mestrado e doutorado analisados, participam significativamente da formação de professores/pesquisadores que, ao retornarem aos seus respectivos locais de trabalho, articulados com o ensino Fundamental, Médio e Superior estão em melhores condições de contribuir para a elevação da qualidade destes níveis de ensino. O Programa está assim, cumprindo seu principal papel como Instituição de Ensino Público: o de fazer retornar à sociedade que a mantém, o seu produto. No caso, professores preocupados e empenhados em colocar em prática suas pesquisas e, dessa forma, colaborar com a melhoria da qualidade da educação científica no país.

(1) Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC edelern@matrix.com.br
(2) Mestre em Educação  pelo PPGE/UFSC e Professora da UDESC e UNIVALI joanez@uol.com.br