Rosemeire Romero Canal
Fernando Bastos
Unesp – Câmpus de Bauru
Apoio – Fapesp
Resumo
Pretende-se, também, identificar os posicionamentos assumidos pelos alunos diante de questões que envolvem discussões sobre ciência e ética e sobre as relações entre ciência , tecnologia e sociedade. Parte-se da hipótese de que programações de ensino que focalizem avanços científicos recentes e suas implicações econômicas, sociais, políticas e éticas podem ser : (a) interessantes e estimulantes para alunos do Ensino Médio e , (b) satisfatoriamente desenvolvidas dentro de um grau de dificuldade e abstração que seja acessível para os alunos dessa faixa etária. O projeto será desenvolvido em quatro etapas : (1) realização de uma pesquisa bibliográfica visando reunir informações e material sobre o Projeto Genoma Humano, técnicas utilizadas, resultados obtidos, questionamentos éticos suscitados, interesses econômicos e políticos subjacentes etc.; (2 realização de pesquisa bibliográfica e análise referente aos debates atuais sobre o ensino e aprendizagem de ciências; (3) proposição ( com base nos resultados obtidos em "1"e "2") de uma programação de ensino sobre o Projeto Genoma Humano; (4) realização de uma experiência pedagógica em que uma programação será testada junto a uma turma de alunos do Ensino Médio.