Roberto Nardi
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação
para a Ciência. Faculdade de Ciências
Professor Assistente Doutor – Depto. de Educação - Universidade
Estadual Paulista - UNESP – Câmpus de Bauru.
Resumo
A pesquisa consiste em um estudo de caso visando
analisar a viabilidade de uma proposta de formação inicial
de professores de Física para o Ensino Médio, que inclui
uma perspectiva dialógica, a partir da análise crítica
dos objetivos preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Médio e tendo a concepção educacional
de Alfabetização Científica e Técnica como
suporte. A proposta é alicerçada em um processo educativo
sistematizado a partir do diálogo e da investigação
da própria ação docente, como uma alternativa ao ensino
depositário de conteúdos, característica educacional
tradicionalmente vigente nas escolas de nível médio e superior
no país. A amostra é constituída de 22 alunos da
Prática de Ensino de Física. O experimento desencadeado
pelo docente responsável pelas disciplinas junto à amostra
visa: a) A fundamentação teórica dos futuros docentes
sobre os referenciais que embasam as pesquisas em ensino de Física
e principalmente a abordagem dialógica – problematizadora; b) O
planejamento de ensino e a aquisição de habilidades e competências
para o emprego de metodologia compatível com a abordagem proposta;
c) O desenvolvimento de um mini-curso em situações reais
junto a uma escola de nível médio e d) A avaliação
do desempenho dos futuros docentes no uso de tal metodologia. A pesquisa
deverá avaliar o experimento desenvolvido, a mudança de
postura dos licenciandos envolvidos no processo e as perspectivas de formação
de futuros docentes de Física envolvendo esta abordagem dialógica
– problematizadora envolvendo a alfabetização técnico-científica.