FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

 
Sérgio Camargo
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista - UNESP – Câmpus de Bauru

Roberto Nardi
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências
Professor Assistente Doutor – Depto. de Educação - Universidade Estadual Paulista - UNESP – Câmpus de Bauru.

Resumo

    A pesquisa consiste em um estudo de caso visando analisar a viabilidade de uma proposta de formação inicial de professores de Física para o Ensino Médio, que inclui uma perspectiva dialógica, a partir da análise crítica dos objetivos preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e tendo a concepção educacional de Alfabetização Científica e Técnica como suporte. A proposta é alicerçada em um processo educativo sistematizado a partir do diálogo e da investigação da própria ação docente, como uma alternativa ao ensino depositário de conteúdos, característica educacional tradicionalmente vigente nas escolas de nível médio e superior no país. A amostra é constituída de 22 alunos da Prática de Ensino de Física. O experimento desencadeado pelo docente responsável pelas disciplinas junto à amostra visa: a) A fundamentação teórica dos futuros docentes sobre os referenciais que embasam as pesquisas em ensino de Física e principalmente a abordagem dialógica – problematizadora; b) O planejamento de ensino e a aquisição de habilidades e competências para o emprego de metodologia compatível com a abordagem proposta; c) O desenvolvimento de um mini-curso em situações reais junto a uma escola de nível médio e d) A avaliação do desempenho dos futuros docentes no uso de tal metodologia. A pesquisa deverá avaliar o experimento desenvolvido, a mudança de postura dos licenciandos envolvidos no processo e as perspectivas de formação de futuros docentes de Física envolvendo esta abordagem dialógica – problematizadora envolvendo a alfabetização técnico-científica.