TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA: UM EXEMPLO EM RELATIVIDADE(1)



Taniamara Vizzotto Chaves(2)
Joviane Mezzomo(3)
Eduardo Adolfo Terrazzan(4)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil



Resumo

    Nas últimas décadas, em se tratando de ciência e tecnologia, temos sido testemunhas do vasto e crescente avanço pelo qual estas vem passando. Este avanços de ciência e tecnologia vem abrangendo muitas áreas, dentre elas a física. Hoje em dia muitos dos aparatos e fenômenos presentes no cotidiano das pessoas, como por exemplo, controles remotos, telefones celulares, fornos de microondas entre outros, podem ser explicados pela chamada física moderna. No entanto, percebe-se que apesar destes conhecimentos estarem presentes em boa parte dos aparatos manuseados pela população, grande parte dela não tem um domínio mínimo sobre os mesmos, que lhes permita ao menos saber que cuidados devem ser tomados e até mesmo quais fatores ou fenômenos estão envolvidos no funcionamento destes materiais. Por isso, este conhecimento, produzido neste último século, não pode mais deixar de fazer parte do rol de informações das pessoas. Mas como fazer para que este tipo de informação chegue ao conhecimento das pessoas? Sabemos que boa parte destes conhecimentos está presente e é divulgado hoje em dia pela mídia. São os Jornais, Revistas, Internet, Televisão entre outros meios que trazem diariamente numa linguagem simples e cotidiana informações básicas capazes de auxiliar no entendimento dos conhecimentos presentes no aparatos do cotidiano, neste sentido, acreditamos que podem vir a serem úteis para a população. No entanto, estes meios, especialmente as Revistas e Jornais ainda são pouco utilizados pelas pessoas. Sendo assim, faz-se necessário que a pessoas sejam educadas e preparadas para a utilização destes meios de divulgação. A nosso ver, esta função de educar e preparar pertence e escola. Percebe-se, no entanto, que a escola brasileira ainda não faz menção a estes novos conhecimentos relacionados a física moderna e tão pouco os professores utilizam-se de recursos diferenciados em suas aulas. Este atraso das escolas em atualizar seus currículos pode ser superado se a comunidade escolar tomar consciência da importância desta atualização, e incentivar os professores a aperfeiçoar seus conhecimentos através de Cursos de Atualização Curricular e Pedagógica. Com esta perspectiva, a partir do trabalho conjunto com um grupo de professores de física em formação continuada, elaboramos um módulo didático pedagógico para o desenvolvimento da temática de Relatividade, tendo como recurso didático o uso de Textos de Divulgação Científica. O módulo foi implementado em três turmas de primeira série do Ensino Médio. A avaliação da implementação aconteceu através dos relatos das aulas feitos pelos professores e da discussão conjunta no grupo sobre os pontos considerados mais relevantes durante estas implementações. O desenvolvimento deste módulo possibilitou aos professores a percepção de que os textos permitem ensinar a física moderna através de exemplos do dia a dia de uma maneira menos fragmentada. Por outro lado, ficou evidente a presença de uma maior interação e diálogo entre os professores e alunos durante as implementações. Os resultados obtidos permitem afirmar que o uso de textos de divulgação científica mostrou-se adequado para inserção de tópicos de física moderna, no sentido de proporcionar espaços de leitura, exposição de idéias e diálogo o que permitiu uma aproximação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico.