Cristina Silveira de Faria
cfaria@pucrs.br
Roque Moraes
searom@pucrs.br
PUCRS-MCT
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Resumo
No presente trabalho expõe-se os resultados
de uma pesquisa inserida num projeto que integra desenvolvimento curricular
e formação inicial e continuada de professores. A pesquisa
procurou compreender o papel e as possibilidades da fala e da escrita no
desenvolvimento do currículo e na educação dos professores.
O estudo concretizou-se em forma de uma pesquisa-ação, envolvendo
professores e alunos de escola, alunos de cursos de formação
de professores e docentes universitários atuantes no Museu de Ciências
e Tecnologia da PUCRS. Foram coletadas informações obtidas
de discussões e de produções escritas dos participantes
e os dados foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados
apontam um deslocamento do uso inicial da comunicação como
descrição e narrativa de eventos e fenômenos vivenciados
pelos sujeitos da pesquisa, para o uso da fala e da escrita como modo de
constituição dos sujeitos no discurso. Nesse mesmo movimento,
indo da descrição para a reflexão, os sujeitos gradativamente
assumem-se como autores de suas comunicações, reconstruindo
nesse processo seus conhecimentos e teorias. Dentro do contexto investigado,
tanto a fala como a escrita se mostraram de importância central,
seja no desenvolvimento e reconstrução curriculares, seja
no encaminhamento de uma educação de professores integrando
formação inicial e continuada.