O EXERCÍCIO DA FALA E DA ESCRITA NUMA RECONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA: DA COMUNICAÇÃO DESCRITIVA PARA A CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO

Cristina Silveira de Faria
cfaria@pucrs.br

Roque Moraes
searom@pucrs.br
PUCRS-MCT
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Resumo

    No presente trabalho expõe-se os resultados de uma pesquisa inserida num projeto que integra desenvolvimento curricular e formação inicial e continuada de professores. A pesquisa procurou compreender o papel e as possibilidades da fala e da escrita no desenvolvimento do currículo e na educação dos professores. O estudo concretizou-se em forma de uma pesquisa-ação, envolvendo professores e alunos de escola, alunos de cursos de formação de professores e docentes universitários atuantes no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Foram coletadas informações obtidas de discussões e de produções escritas dos participantes e os dados foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontam um deslocamento do uso inicial da comunicação como descrição e narrativa de eventos e fenômenos vivenciados pelos sujeitos da pesquisa, para o uso da fala e da escrita como modo de constituição dos sujeitos no discurso. Nesse mesmo movimento, indo da descrição para a reflexão, os sujeitos gradativamente assumem-se como autores de suas comunicações, reconstruindo nesse processo seus conhecimentos e teorias. Dentro do contexto investigado, tanto a fala como a escrita se mostraram de importância central, seja no desenvolvimento e reconstrução curriculares, seja no encaminhamento de uma educação de professores integrando formação inicial e continuada.