Resumo
Introdução
Várias pesquisas têm abordado a formação de professores, tanto em seu estágio inicial, quanto nos processos de formação continuada e/ou em serviço. Apesar disso, diversas são as lacunas a serem preenchidas para uma melhor compreensão desse quadro tão complexo que compõe a formação de professores. Uma dessas, trata dos responsáveis por essas ações de formação – os formadores de professores.
A temática em pauta é de extrema importância e inúmeros autores vêm estudando e discutindo a formação/educação continuada, em serviço ou permanente de professores, mesmo assim, ocorre uma extrema dificuldade em analisar a formação continuada nos países ibero-americanos devido a pouca base de dados para essa análise.
Diante desse panorama, nossa preocupação central é a análise dos posicionamentos dos formadores de professores, buscando caracterizar suas visões sobre as diversas ações por eles realizadas ao longo do tempo.
Desenvolvimento
Esta pesquisa tem um caráter exploratório, cujo o foco principal centrou-se nas seguintes questões:
A entrevista realizada abordou as seguintes temáticas: cursos, projetos ou programas em formação – sua fundamentação, acompanhamento e resultados; as dificuldades e problemas encontrados neste trabalho; um breve perfil e receptividade dos professores que têm buscado participar destas ações; uma análise pessoal das ações de formação desenvolvidas e novas propostas.
Conclusão
As entrevistas realizadas nos deram elementos de análise para dar continuidade a nossa reflexão sobre o processo de formação continuada de professores de ciências.
Identificamos alguns pontos relevantes, como resultados preliminares:
Apesar de sabermos da precariedade das estratégias de formação de professores baseadas na transmissão de conhecimentos diversos cursos de formação continuada têm explorado basicamente essa linha de trabalho, bem como a difusão de técnicas para promover atividades em sala de aula, o que é duramente criticado pelos entrevistados.