PENSANDO SOBRE REFLEXÃO



Magda Medhat Pechliye
Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Silvia Frateschi Trivelato
Professora doutora da FEUSP



Resumo

    O presente trabalho trata das idéias de alguns autores que têm como tema o estudo da reflexão ou o ensino reflexivo. O objetivo é verificar quais interpretações foram sendo dadas a esse termo que é bastante utilizado e que tem várias significações, por isso se fez necessária uma contextualização do que vem a ser reflexão, concordâncias e discordâncias sobre o que é refletir e suas possíveis aplicações.

    O estudo do termo reflexão serve como base para a elaboração de categorias para a análise de depoimentos de professores de Ciências e Biologia na tentativa de identificar elementos da reflexão e buscar possíveis relações com práticas inovadoras.

    Segundo Dewey (1959), pensar de modo reflexivo exige um problema que necessite de solução, para isso deve se buscar, de maneira ordenada e consecutiva, evidências que levem a um resultado satisfatório. Ser reflexivo é ordenar numa seqüência a interpretação das várias linguagens a que somos submetidos, usando o que já se sabe e prevendo as conseqüências de seus atos.

    Schön (2000) defende o "ensino prático reflexivo", como modo de se atingir um ensino de competências profissionais que podem ajudar a resolver problemas reais, do cotidiano.

    Ter consciência dos problemas, no contexto, da prática, medindo as conseqüências do que se faz, levando em conta as opiniões do grupo, com o objetivo de chegar a um resultado final satisfatório, de modo intencional, é o que Schön e principalmente Dewey discutiram sobre reflexão e ensino reflexivo.

    Zeichner (1995) diferencia–se em relação aos autores vistos até agora principalmente por dois aspectos, seu enfoque para a prática reflexiva é usado na analise da formação de professores e, além disso, não consegue distanciar–se do contexto estrutural político.

    Na continuidade, analisaremos depoimentos de professores, tendo como categorias de agrupamentos as características do pensamento reflexivo mencionadas pelos autores citados. Como exemplo temos:

Bibliografia

Dewey, J. Como Pensamos. São Paulo. Companhia Editora Nacional.1959.

Schön. D.A Educando o Profissional Reflexivo (um novo design para o ensino e a aprendizagem) Porto Alegre: Artmed. 2000 .

Zeichner. K. Novos caminhos para o praticum: uma perspectiva para os anos 90.