O CONHECIMENTO FÍSICO NO NÍVEL FUNDAMENTAL: DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS*



Maria Lucia Vital dos Santos Abib
FEUSP
mlabib@usp.br

Anna Maria Pessoa de Carvalho
FEUSP
ampdcarv@usp.br



Resumo

    Tendo em vista a crescente necessidade de aproximação das pesquisas sobre ensino de Ciências às práticas atualmente veiculadas nas salas de aula de nossas escolas, este trabalho coloca em pauta o estudo dos processos de implementação de atividades de conhecimento fisico, desenvolvidas em investigações do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP (LAPEF) nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas da rede pública da cidade de São Paulo.

    O projeto aqui focalizado, atualmente em fase inicial de desenvolvimento, consiste de um trabalho de intervenção em que a formação dos professores é concebida com a preocupação central de um projeto cooperativo que envolve 152 professoras, 6 escolas e 9 assistentes técnico-pedagógicas que participaram previamente de um dos cursos ministrados através do projeto de educação continuada, e, além disso, caracteriza-se também como trabalho de pesquisa, que direciona-se neste momento para a busca de respostas para as seguintes questões: Quais são os elementos estimuladores e as dificuldades encontradas pelas ATP no desenvolvimento do trabalho com os professores? Quais são os elementos estimuladores e as dificuldades dos professores na implementação das atividades de conhecimento físico em suas salas de aula?

    Nessa investigação, desenvolvida segundo os parâmetros de uma metodologia qualitativa, são utilizados como fontes de dados principais entrevistas, registros escritos das pesquisadoras e das ATP, assim como gravações em vídeo das reuniões de orientação dessas com as professoras e de aulas de Ciências em que são utilizadas atividades de conhecimento físico.

    Os resultados encontrados permitem a identificação de diferentes tipos de dificuldades e graus de envolvimentos por parte tanto das professoras como das ATP, que podem contribuir para a análise e o direcionamento de programas de formação continuada de professores.

(*) Trabalho financiado pela FAPESP, através do Programa de Melhoria do Ensino Público.
Apresentado no X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Rio de Janeiro, 2000, como um dos trabalhos componentes do Painel Coordenado: Oficina pedagógica-universidade-escola: um trabalho conjunto na formação continuada de professores