O USO DE ROTEIROS ABERTOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: EXEMPLOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA(1)



Claudio Luiz Hernandes(2)
Luiz Clement(3)
Eduardo Adolfo Terrazzan(4)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação
Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil



Resumo

    Numa análise mais criteriosa do currículo escolar do Ensino Médio, percebe-se de imediato a ausência de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea. Para isso precisamos estudar e discutir estratégias para a inserção destes conteúdos no Ensino Médio. Aceitamos esse desafio ou mantemos o acesso ao conhecimento da física do século passado restrito aos que eventualmente vierem a estudá-la no curso superior, "proibida", portanto, à grande maioria da população. Nessa perspectiva, apresentamos uma proposta de inserção de alguns tópicos introdutórios e relevantes de Física Moderna (Efeito Fotoelétrico e Raios Catódicos) na programação curricular de física de nível médio, através de duas atividades experimentais a partir de materiais caseiros. Estas atividades experimentais foram sugeridas ao Grupo de Trabalho de Professores de Física (GTPF/NEC/UFSM), especificamente ao GT 3ª série para serem incorporadas ao planejamento correspondente aos conteúdos de Eletromagnetismo e posteriormente aplicadas em duas turmas de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Manuel Ribas-SM/RS, compreendendo 5 horas-aula. Para discussão dos Raios Catódicos usamos um tubo de imagem de um monitor de computador, para abordar alguns aspectos característicos, como por exemplo: elétrons, sem ação de campos sobre eles, deslocam-se em linha reta; ação de um campo magnético sobre um feixe de elétrons (força magnética) e explicar o sistema de varredura da tela do monitor de TV/Computador. Com um eletroscópio e uma fonte de ultravioleta (lâmpada de Hg) demonstramos o Efeito Fotoelétrico. A partir desta montagem procuramos discutir alguns itens, como: evolução dos modelos atômicos, comportamento dual da luz, cuidados e prevenções com a radiação UV, etc. Para a realização destas atividades elaboramos "Roteiros Abertos", estabelecendo três fases: observação/previsão, realização/formalização e comparação/análise. A análise desta implementação didática baseou-se nos relatos dos professores envolvidos e vídeo-gravações das aulas. A experiência de levar esses tópicos de Física Moderna ao Ensino Médio foi bem sucedida no que diz respeito às nossas expectativas referentes ao trabalho aqui descrito. Os estudantes manifestaram um alto grau de motivação para a realização do trabalho proposto e, o aparato experimental funcionou a contento todas as vezes que foi testado. Com relação aos roteiros utilizados nas atividades, segundo o depoimento de um dos professores, quase a totalidade dos alunos sentem-se capazes de inferir alguma opinião sobre o funcionamento do aparato experimental em estudo. O uso de atividades experimentais simples, usando materiais caseiros para inserir tópicos de Física Moderna no Ensino Médio mostrou-se adequada, pois além de proporcionar uma ampla discussão sobre o assunto, aproxima os alunos dos fenômenos físicos cotidianos. Com o uso de "Roteiros Abertos" para o desenvolvimento das atividades experimentais deu-se maior liberdade aos alunos para expressar suas opiniões e concepções. (CAPES e CNPq).

(1) Versão modificada de trabalho apresentado no XIV SNEF, realizado em Natal/RN, Brasil, de 02 a 06 de julho de 2001.
(2) Bolsista de Mestrado da Capes pelo NEC/CE/UFSM e Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFSM; Email: a2060406@alunop.ufsm.br
(3) Bolsista de Iniciação Científica do CNPq pelo NEC/CE/UFSM e Aluno do Curso de Licenciatura em Física da UFSM; Email: a9813123@alunog.ufsm.br
(4) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq pelo NEC/CE/UFSM e Prof. Adjunto do Centro de Educação/UFSM; Email: eduterra@ce.ufsm.br