UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA DE RACIONALIDADE EM TORNO DA NOÇÃO DE ENERGIA*



Terezinha de Fatima Pinheiro
Colégio de Aplicação
Grupo de Pesquisa em Ensino de Física
Universidade Federal de Santa Catarina
tfpinheiro@ca.ufsc.br

Maurício Pietrocola
José de Pinho Alves Filho
Carlos Daniel Ofugi Rodrigues
 

Resumo

    O trabalho apresenta os objetivos gerais da "Alfabetização Científica e Técnica" (ACT) e o modelo de trabalho interdisciplinar – a "Ilha de Racionalidade" – propostos por Gerard Fourez em sua obra Alfabétisation scientifique et tecnique: Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences, publicada em 1994 pela Editora De Boeck Université (Bruxelas).

    A discussão sobre Alfabetização Científica e Técnica tem se tornado evidente nos últimos anos, devido à necessidade cada vez mais crescente de habilidades que permitam que se tenha alguma familiaridade com as ciências e as tecnologias, atualmente bastante presentes na vida cotidiana. A ACT é proposta por Fourez como estratégia epistemológica e pedagógica para tratar do ensino de Ciências. Para este autor a ACT define um contexto onde os saberes científicos proporcionam alguma autonomia ao estudante de modo que adquira capacidade de negociar suas decisões, capacidade de comunicação e tenha algum domínio e responsabilidade diante de situações concretas. Assim, a ACT deve fornecer ao indivíduo a capacidade de negociar e tomar decisões em diversas situações, como para comprar um eletrodoméstico, para prevenir e/ou tratar uma doença, usar um software, usar alimentos congelados, utilizar determinado método contraceptivo, etc.

    Um dos aspectos que caracteriza uma pessoa como alfabetizado científica e tecnicamente é ser capaz de compreender e/ou inventar uma representação teórica de um contexto e de um projeto específicos, ou seja, que ele seja capaz de construir uma Ilha de Racionalidade. Para esta construção contribuem saberes provenientes de muitas disciplinas, bem como conhecimentos da vida cotidiana. A construção de uma Ilha de Racionalidade se realiza por meio de etapas, nas quais o grupo envolvido toma decisões sobre a extensão e a profundidade com que os assuntos serão abordados, tendo como referência o contexto e o projeto.

    Para Fourez as etapas propostas pretendem mostrar um método para aprender a pensar de maneira semelhante como pensam os partidários da corrente de pensamento científico orientada por projetos, como os engenheiros, arquitetos e médicos e, em última instância como nós pensamos para resolver os problemas do dia-a-dia.

    Uma Ilha de Racionalidade pode ser construída em torno de uma noção. Isto ocorre quando é fornecida uma representação multidisciplinar em torno de noções, objetos ou conceitos (energia, velocidade, luminosidade, evaporação, telefone, avião, mecânica quântica, circulação sangüínea, indigestão...) utilizadas em nossa cultura.

    Como exemplo de construção deste tipo de representação teórica apresentamos uma discussão sobre as etapas de construção de uma Ilha de Racionalidade em torno da noção de Energia.

(*) Trabalho apresentado como comunicação no VII EPEF, Florianópolis, 2000.