REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GRUPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO(*)
 
 

Claudio Luiz Hernandes(1)
Taniamara Vizzotto Chaves(1)
Luiz Clement(2)
Joviane Mezomo(2)
Eduardo Adolfo Terrazzan(3)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil
 
 

Resumo

    Neste trabalho analisamos os resultados obtidos até o momento no desenvolvimento do projeto "Atualização Curricular no Ensino de Física e a Formação Continuada de Professores". No desenvolvimento deste projeto procuramos propiciar um espaço de reflexão, debate coletivo, e vivência profissional compreendendo professores de física em serviço, estudantes de graduação de licenciatura em física e pós graduação em educação, também, docentes universitários pesquisadores em ensino de física, para a partir desse estabelecer um processo de acompanhamento da prática pedagógica de seus membros atuantes no ensino médio, que permita investigar as possibilidades e os limites de inovações didático-pedagógicas e curriculares. Partimos das constatações de que as programações curriculares da disciplina de física nas escolas brasileiras têm permanecido, em geral, extremamente tradicionais em conteúdos e inalteradas em sua estrutura básica. Como pressuposto básico consideramos que uma maior qualidade no ensino deve contemplar necessariamente inovações em termos de conteúdo a ser ensinado, permitindo uma reestruturação curricular mais ampla, onde sejam incorporadas às preocupações de caráter didático-pedagógicos também os aspectos sociais, econômicos e políticos envolvidos na prática pedagógica dos professores. No procedimento desta investigação procuramos avaliar o maior número de sugestões práticas junto com escolas, para isso, é preciso que sejam desenvolvidos projetos onde se procure avaliar sugestões práticas junto às escolas, através da aproximação colaborativa entre pesquisadores da área da educação e professores que estejam em serviço. A sustentação para tanto se dá através do Grupo de Trabalho de Professores de Física-GTPF, que mantém encontros semanais para preparação de Módulos Didáticos e análise das aulas ministradas, a qual é realizada a partir dos registros de vídeogravação e dos relatos contidos nos Diários de Prática Pedagógica do Professor. Algumas ações didático-pedagógicas consideradas importantes pelo Grupo foram incluídas nos módulos didáticos bimestrais do planejamento global, a saber: uma atividade para uso de texto de divulgação científica ou equivalente, uma atividade para uso de material experimental com roteiro aberto e uma atividade envolvendo uma situação mais próxima da vivência cotidiana dos alunos, na perspectiva da resolução de problemas. O GTPF vem trabalhando nesta configuração desde 1999. No ano de 2000, particularmente, estruturou-se em dois subgrupos de trabalhos: um que abrange os conteúdos de 2ª e o outro de 3ª séries, com a incorporação de temas de Física Moderna pertinentes. Operacionalmente a dinâmica dos encontros do GTPF procura contemplar: 1) o planejamento conjunto de Módulos Didáticos-Pedagógicos que considerem tanto os resultados das pesquisas recentes sobre os "ensinos específicos", como a realidade sócio-político-cultural local e a formação real dos professores; 2) implementação em sala de aula praticada reflexivamente, objetivando uma aprendizagem mais efetiva dos alunos; 3) avaliação critica destas implementações procurando ressaltar os aspectos da prática pedagógica que demandam reformulações tendo em vista atingir os objetivos de crescimento profissional dos professores e promoção de aprendizagem significativa dos alunos. Até o momento, o trabalho desenvolvido permite afirmar um crescimento expressivo dos participantes do GTPF em todos os níveis, desde uma maior segurança em discutir efetivamente assuntos de física e elaborar estratégias didáticas para o seu ensino, até um maior comprometimento com a manutenção das modificações introduzidas nas práticas pedagógicas junto às escolas atingidas.

(*) Versão modificada de trabalho publicado nos Anais doa III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, realizado em Porto Alegre/RS, Brasil, de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2000.
(1) Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFSM; Email: a2060406@alunop.ufsm.br
(2) Aluno do Curso de Licenciatura em Física da UFSM; Email: a9813123@alunog.ufsm.br
(3) Prof. Adjunto do Centro de Educação/UFSM; Email: eduterra@ce.ufsm.br