TEMAS TRANSVERSAIS: POSSIBILIDADES DE UMA "PRAXIS" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
 

Maria Cristina Ribeiro Cohen
 

Resumo

    Trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia(1), priorizando-se as sugestões dos próprios alunos-professores ao proporem a "realização de mini-projetos, previamente elaborados, como instrumentos para ampliação de abordagens dos assuntos tratados" (Cohen, 2000). Tem como propósito subsidiar o ensino das ciências naturais através da compreensão integrada da natureza e incentivando a capacidade de reflexão para questionar a realidade e de analisar as relações natureza-homem-sociedade, numa perspectiva interdisciplinar. A proposta foi efetuada numa perspectiva transdisciplinar, envolvendo os saberes desses docentes, favorecendo a construção de um "mapeamento ambiental" (Meyer, 1991) a partir destes saberes. Como estudo preliminar visando nortear as propostas de ação, foram elaborados questionários do tipo semi-estruturados. Para viabilizar um ensino efetivo das questões apontadas e ao buscar formas alternativas visando romper com as práticas educativas reducionistas, foi proposto, como recurso, a utilização de um projeto de ensino: a elaboração de um perfil da situação de saúde do município e como decorrência discutir as relações natureza-homem-sociedade; desenvolver atividades estabelecendo relações entre dados e informações; elaborar sub-projetos a partir das relações tecidas e utilizar e apropriar-se de várias estratégias de ação. Com relação à análise das respostas, fez-se necessário refletir sobre as percepções e os significados que esses docentes apontam sobre saúde, sua importância e conhecimentos decorrentes, quando, na sua maioria, negligenciam o componente social. Desses, 90% afirmam positivamente quando indagados sobre o interesse em desenvolver um projeto em saúde, embora acentuem uma visão sanitarista de mobilização individual. Foram discutidos vários aspectos da situação ambiental do município, elaborados questionários e entrevistas, efetuados registros através de fotografias e gravações em fitas de vídeos. Surgiram algumas modificações da concepção original - foram apresentados três projetos intitulados "E a Saúde como vai?", "Sexualidade e Educação" e "Meio Ambiente". A serem desenvolvidos em suas comunidades escolares, objetivando-as serem comunidades de aprendizagem e de intervenção, elaboraram trinta e oito sub-projetos: Educação Ambiental (dezenove), Reprodução e Sexualidade (dez) e Saúde (nove), selecionando idéias, priorizando e tematizando determinadas questões e apropriando-se de mediações didáticas. A efetividade e os desdobramentos destes sub-projetos serão analisados no decorrer deste ano, na disciplina Metodologia das Ciências Naturais. Tendo clareza destas implicações, há uma preocupação na redefinição do discurso sobre o conhecimento das temáticas propostas, que não só oportunizem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes a partir de uma aprendizagem significativa, como também de elaborar múltiplas ações, resultantes de uma reflexão sobre a realidade de cada aluno-professor e respectiva comunidade escolar (Vygotsky, 1996). Portanto, referimo-nos a Nóvoa (1992) quando coloca que tradicionalmente os docentes são alijados do processo decisório, sobretudo nas resoluções e projetos pedagógicos nas escolas, tornando-se pertinentes as seguintes problematizações: de que forma, questões dessa natureza-propostas com abordagens transversais-podem ser tratadas em sala de aula, oferecendo subsídios à prática pedagógica e sendo incorporadas ao trabalho docente? Que situações podem desencadear um processo de autonomia didática nos professores dos primeiros ciclos de ensino? Quais as possibilidades e limitações que um projeto de ensino traz para a transformação da prática pedagógica? Pensando-se no processo de formação continuada de professores, que caminhos para essas inovações podem ser sugeridos?
 

Bibliografia

COHEN, M.C.R. Formação de Professores: Alternativas Metodológicas para o Ensino das Ciências Naturais. Anais do Congresso Internacional "Um olhar sobre Paulo Freire". Universidade de Évora. Portugal. 2000.

MEYER, M. Educação Ambiental: Uma proposta pedagógica. Em Aberto. Brasília: INEP, 10 (49): 41-46, Jan/Mar.1991.

NÓVOA, A. (1992). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A.(org). Vidas de Professores. Portugal. Porto Editora.

VYGOTSKY, L. S. (1996) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.