Maria Cristina Ribeiro Cohen
Resumo
Trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia(1),
priorizando-se as sugestões dos próprios alunos-professores
ao proporem a "realização de mini-projetos, previamente
elaborados, como instrumentos para ampliação de abordagens
dos assuntos tratados" (Cohen, 2000). Tem como propósito subsidiar
o ensino das ciências naturais através da compreensão
integrada da natureza e incentivando a capacidade de reflexão para
questionar a realidade e de analisar as relações natureza-homem-sociedade,
numa perspectiva interdisciplinar. A proposta foi efetuada numa perspectiva
transdisciplinar, envolvendo os saberes desses docentes, favorecendo a
construção de um "mapeamento ambiental" (Meyer, 1991) a partir
destes saberes. Como estudo preliminar visando nortear as propostas de
ação, foram elaborados questionários do tipo semi-estruturados.
Para viabilizar um ensino efetivo das questões apontadas e ao buscar
formas alternativas visando romper com as práticas educativas reducionistas,
foi proposto, como recurso, a utilização de um projeto de
ensino: a elaboração de um perfil da situação
de saúde do município e como decorrência discutir as
relações natureza-homem-sociedade; desenvolver atividades
estabelecendo relações entre dados e informações;
elaborar sub-projetos a partir das relações tecidas e utilizar
e apropriar-se de várias estratégias de ação.
Com relação à análise das respostas, fez-se
necessário refletir sobre as percepções e os significados
que esses docentes apontam sobre saúde, sua importância e
conhecimentos decorrentes, quando, na sua maioria, negligenciam o componente
social. Desses, 90% afirmam positivamente quando indagados sobre o interesse
em desenvolver um projeto em saúde, embora acentuem uma visão
sanitarista de mobilização individual. Foram discutidos vários
aspectos da situação ambiental do município, elaborados
questionários e entrevistas, efetuados registros através
de fotografias e gravações em fitas de vídeos. Surgiram
algumas modificações da concepção original
- foram apresentados três projetos intitulados "E a Saúde
como vai?", "Sexualidade e Educação" e "Meio Ambiente". A
serem desenvolvidos em suas comunidades escolares, objetivando-as serem
comunidades de aprendizagem e de intervenção, elaboraram
trinta e oito sub-projetos: Educação Ambiental (dezenove),
Reprodução e Sexualidade (dez) e Saúde (nove), selecionando
idéias, priorizando e tematizando determinadas questões e
apropriando-se de mediações didáticas. A efetividade
e os desdobramentos destes sub-projetos serão analisados no decorrer
deste ano, na disciplina Metodologia das Ciências Naturais. Tendo
clareza destas implicações, há uma preocupação
na redefinição do discurso sobre o conhecimento das temáticas
propostas, que não só oportunizem a aquisição
de conhecimentos, habilidades e atitudes a partir de uma aprendizagem significativa,
como também de elaborar múltiplas ações, resultantes
de uma reflexão sobre a realidade de cada aluno-professor e respectiva
comunidade escolar (Vygotsky, 1996). Portanto, referimo-nos a Nóvoa
(1992) quando coloca que tradicionalmente os docentes são alijados
do processo decisório, sobretudo nas resoluções e
projetos pedagógicos nas escolas, tornando-se pertinentes as seguintes
problematizações: de que forma, questões dessa natureza-propostas
com abordagens transversais-podem ser tratadas em sala de aula, oferecendo
subsídios à prática pedagógica e sendo incorporadas
ao trabalho docente? Que situações podem desencadear um processo
de autonomia didática nos professores dos primeiros ciclos de ensino?
Quais as possibilidades e limitações que um projeto de ensino
traz para a transformação da prática pedagógica?
Pensando-se no processo de formação continuada de professores,
que caminhos para essas inovações podem ser sugeridos?
Bibliografia
COHEN, M.C.R. Formação de Professores: Alternativas Metodológicas para o Ensino das Ciências Naturais. Anais do Congresso Internacional "Um olhar sobre Paulo Freire". Universidade de Évora. Portugal. 2000.
MEYER, M. Educação Ambiental: Uma proposta pedagógica. Em Aberto. Brasília: INEP, 10 (49): 41-46, Jan/Mar.1991.
NÓVOA, A. (1992). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A.(org). Vidas de Professores. Portugal. Porto Editora.
VYGOTSKY, L. S. (1996) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.