Luciana M. L Campos
Renato E. da S. Diniz
Departamento de Educação
I.B. UNESP.Botucatu – SP
Resumo
Conceitos como: trabalho coletivo, professor reflexivo e produtor de saberes e de prática reflexiva e geradora de saberes, a partir de uma perspectiva histórica de homem e de atividade humana, serviram de balizadores para a proposta de um grupo de estudo sobre o ensino de Ciências.
Objetivo: Apresentar dados da investigação realizada sobre a formação e desenvolvimento do referido grupo, identificando aspectos facilitadores e dificultadores desse processo.
A investigação: Os dados foram coletados e analisados numa perspectiva qualitativa, tendo se originado da gravação dos encontros quinzenais (dezembro de 1999 a junho de 2001), produção escrita dos participantes e entrevistas.
Resultados: Caracterização das participantes: participaram do grupo, os autores e seis professoras de Ciências da rede pública estadual do município de Botucatu. As professoras da rede estadual encontravam-se na faixa etária dos 35 aos 55 anos, possuíam de 4 a 30 anos de atividade profissional; cinco atuavam em escolas de bairro, e uma em uma escola do centro da cidade. Quatro são formadas em universidade públicas e duas em faculdades particulares. Formação do grupo: o grupo foi formado após investigação inicial junto a 20 professores de Ciências, com apresentação de convite aos mesmos. Ressaltamos como fator fundamental neste momento, a motivação interna das professoras. Desenvolvimento do grupo: o eixo norteador foi a reflexão sobre a prática do professor e a construção coletiva de uma proposta de trabalho. As atividades desenvolvidas foram divididas em duas dimensões: elaboradas pelo grupo (elaboração e desenvolvimento de planos de ensino e discussão sobre os parâmetros curriculares nacionais) e apresentadas pelos autores ( leitura e discussão de trechos de textos;questões a serem respondidas ou elaboradas pelas professoras, relatos; discussões, avaliações e entrevistas individuais).As participantes desempenharam diferentes papéis ao longo dos encontros; houve o reconhecimento e a aceitação das diferenças,o que favoreceu a auto-percepção/auto-análise e o estabelecimento de um clima de cumplicidade e de prazer. Verificamos a tendência das professoras no patamar de aceitação de riscos, conforme descrito por Villani e Freitas (1998). Análise - Os dados permitiram a identificação de elementos significativos (construção coletiva da proposta, envolvimento dos participantes, diálogo com princípio metodológico) e de aspectos que indicam dificuldades (forte tendência em dissociar reflexão e ação ,"aprisionamento" no nível da descrição e troca de experiências. "cristalização" em seus pontos de vistas) na formação e desenvolvimento do grupo.