GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O ENSINO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA
 

Luciana  M. L  Campos
Renato E. da S. Diniz
Departamento de Educação
I.B. UNESP.Botucatu – SP
 

Resumo

    Conceitos como: trabalho coletivo, professor reflexivo e produtor de saberes e de prática reflexiva e geradora de saberes, a partir de uma  perspectiva histórica de homem e  de atividade humana, serviram de balizadores para a proposta de um grupo de estudo sobre o ensino de Ciências.

    Objetivo: Apresentar dados da investigação realizada sobre a formação e desenvolvimento do referido grupo, identificando aspectos facilitadores e dificultadores desse processo.

    A investigação: Os dados foram coletados e analisados numa perspectiva qualitativa, tendo se originado da gravação dos encontros quinzenais (dezembro de 1999 a junho de 2001), produção escrita dos participantes e entrevistas.

    Resultados: Caracterização das participantes: participaram do grupo, os autores e seis professoras de Ciências da rede pública estadual do município de Botucatu. As professoras da rede estadual encontravam-se na faixa etária dos 35 aos  55 anos, possuíam de 4 a 30 anos de atividade profissional; cinco atuavam em escolas de bairro, e uma  em uma escola do centro da cidade. Quatro são formadas em universidade públicas  e duas em faculdades particulares. Formação do grupo: o grupo foi formado após investigação inicial junto a 20 professores de Ciências, com  apresentação de convite aos mesmos. Ressaltamos como fator fundamental neste momento, a motivação interna das professoras. Desenvolvimento do grupo: o eixo norteador  foi a  reflexão sobre a prática do professor e a construção coletiva de uma proposta de trabalho. As atividades desenvolvidas foram divididas em duas dimensões: elaboradas pelo grupo (elaboração e desenvolvimento de planos de ensino e discussão sobre os parâmetros curriculares nacionais) e apresentadas pelos autores ( leitura e discussão de trechos de textos;questões a serem respondidas ou elaboradas pelas professoras,  relatos; discussões, avaliações e entrevistas individuais).As participantes desempenharam  diferentes papéis ao longo dos encontros; houve o reconhecimento e a aceitação das diferenças,o que favoreceu a auto-percepção/auto-análise e o estabelecimento de um clima de cumplicidade  e de prazer.  Verificamos  a tendência das professoras  no patamar de aceitação de riscos, conforme descrito por Villani e Freitas (1998). Análise - Os dados permitiram a identificação de elementos significativos (construção coletiva da proposta, envolvimento dos participantes, diálogo com princípio metodológico)  e de aspectos que indicam dificuldades (forte tendência  em dissociar reflexão e ação ,"aprisionamento" no nível da descrição  e troca de experiências. "cristalização" em seus pontos de vistas) na formação e desenvolvimento do grupo.