OS RESULTADOS DAS OFICINAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO(*)



Rute Helena Trevisan(1)
trevisan@uel.br

Cleiton Joni Benetti Lattari (2)
lattari@onda.com.br

Daniel Trevisan Sanzovo(1)
sanzovo@uel.br

Vanessa Queiroz (1)
vanessaqueiroz@uel.br
(1) Física/UEL
(2) FEMA/IMESA



Resumo

    O ensino de astronomia via oficinas, mostrando o lado prático da aplicação do conhecimento, leva ao aprendizado de forma dinâmica e conduz a resultados que permitem avaliar o rendimento dos alunos quando participam das Feiras de Ciências.

    Nós mostraremos aqui alguns resultados das oficinas de astronomia aplicadas em feira de ciências onde há participação de alunos do ensino fundamental e médio.

Introdução

    A Educação Científica, face ao desenvolvimento social da atualidade, exerce papel fundamental no processo de formação dos integrantes da sociedade. Na busca da melhoria da qualidade de vida através da educação científica, o desenvolvimento de uma sociedade deve passar por suas questões culturais, raízes dos avanços tecnológicos. Desta forma, a escola deve preparar o aluno para a realidade atual da sociedade e para o futuro, que incorpora a ciência, a tecnologia e a sociedade num contexto único na formação global do indivíduo.

    Dentro do exposto, as Ciências Espaciais, como geradoras de ciência e tecnologia, vetor modificador da sociedade, não podem ficar alheia ao processo escolar. A Astronomia como parte integrante da vida cotidiana e elemento básico de Ciências Espaciais integra-se dentro do processo evolutivo das ciências e tecnologia garantindo assim o avanço da sociedade em seus diversos seguimentos.

    As noções de Astronomia já estão sendo introduzidas nas escolas de 1º grau através da proposta de conteúdos de ciências, elaborada com a participação de professores de toda a rede de ensino do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação desde 1992, sendo que a nova Lei de Diretrizes e Bases dá abertura para que todos os estados introduzam astronomia em Ciências no primeiro Grau.

    A inclusão de oficinas de astronomia em feiras de ciências faz parte de uma assessoria direta e indireta a professores, alunos de ensino médio e fundamental, além de colocar o professor da escola básica em contato direto com as pesquisas que se faz em diversas áreas da Astronomia.

    No âmbito de assistir ao indivíduo em sua construção progressiva de mundo, a educação científica deve lhe dar diretrizes claras para que este veja o Universo como um laboratório onde tudo se aprende, onde tudo se ensina, e mais, onde o homem está totalmente inserido. Como tal, ele deve aprender a ver, a escutar; ou seja, a senti-lo com todos os seus sentidos buscando agir de forma tal a não destruir, mas construir junto com a natureza. Isto é educar cientificamente. É dar ao homem condições de compreender o Universo onde vive (e esse universo vai até onde a sua mente alcança) e preservar o meio de forma que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo.

    A elaboração de oficinas de astronomia para aplicação em Feiras de Ciências motiva os alunos, dando-lhes opções para que venham praticar de forma até divertida o conhecimento que adquiriram durante a preparação das mesmas.

    A Astronomia é uma ciência observacional em sua essência e necessita de ilustrações que reforcem os seus conceitos básicos, tais como o dia e a noite, as estações do ano, o movimento dos planetas, etc. A montagem de oficinas que venham ilustrar esses conceitos contribui em muito para o ensino-aprendizagem.

(*)Trabalho inédito, redação do artigo em conclusão. Será apresentado em forma de Painel no 3o ENPEC