UM LEVANTAMENTO DAS IDÉIAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TEXTOS NÃO DIDÁTICOS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO(1)
 
 

Taniamara Vizzotto Chaves(2)
Joviane Mezzomo(3)
Eduardo Adolfo Terrazzan(4)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil
 
 

Resumo

    Textos não didático tais como artigos de Revistas de Divulgação Científica, de Revistas Semanais, de Jornais e aqueles encontrados na rede Internet, podem ser utilizados como recursos didáticos eficazes em aulas de física, sobretudo no Ensino Médio. Isto se justifica por algumas razões, dentre elas o fato de que estes textos são geralmente apresentados através de uma linguagem acessível ao público leigo e trazem informações e/ou discutem fatos e fenômenos relacionados com o cotidiano e que respondem, ao menos em parte, dúvidas dos alunos acerca dos conteúdos científicos apresentados dentro e fora da escola. Além disso, podem ser úteis como recurso para uma análise critica do significado do próprio conteúdo que está sendo veiculado. No entanto, apesar do seu potencial como recurso didático, estes textos ainda são poucos utilizados em sala de aula. Neste sentido, pretendemos com este estudo subsidiar o seu uso por parte dos professores de Física na escola média, tornando-os um instrumento didático mais efetivo. Por isso, neste estudo analisamos a utilização espontânea destes textos por parte dos professores. Para isso elaboramos um questionário que foi aplicado a um grupo de professores de Física do ensino médio da região de Santa Maria/RS, no qual os mesmos opinaram a respeito do potencial didático destes textos, sobre o grau de utilização e a qualidade dos mesmos em sala de aula. Os professores também opinaram sobre o uso efetivo dos textos em sua prática pedagógica, bem como as condições oferecidas pelas escolas quando da utilização destes recursos. Deste estudo, reafirmamos a grande dependência dos professores de Física em relação aos livros didáticos tradicionais. No entanto, há uma significativa parcela que apoia o uso destes textos e que procura implementá-los em suas aulas, apresentando porém, dificuldades em elaborar estratégias adequadas para esta implementação.

(1) Trabalho  apresentado no XII Salão de Iniciação da UFRGS
(2) Bolsista de Mestrado da Capes pelo NEC/CE/UFSM e Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFSM; Email: a2060441@alunop.ufsm.br
(3) Bolsista de Iniciação Científica da PROLICEN pelo NEC/CE/UFSM e Aluna do Curso de Licenciatura em Física da UFSM; Email: a9713037@alunog.ufsm.br
(4) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq pelo NEC/CE/UFSM e Prof. Adjunto do Centro de Educação/UFSM; Email: eduterra@ce.ufsm.br