EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO



Alexandre Afrânio da Silva
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib



Resumo

    A educação em nosso país está passando por um momento turbulento e com várias mudanças que afetam diretamente alunos e professores, devido a isso acreditamos que todos encontram-se em uma fase de difícil adaptação. Para podermos abordar melhor esta questão (e outras relacionadas à prática em sala de aula) realizamos uma pesquisa com professores de física do ensino médio, com a finalidade de que os resultados apresentados possam contribuir na formação de futuros professores.

    A pesquisa que teve como objetivo identificar as práticas dos professores de física (Região da Grande São Paulo) em relação aos seguinte aspectos principais: metodologia, recursos utilizados (vídeos, atividades experimentais, e utilização do computador) e instrumentos de avaliação. Como subproduto obtivemos outras informações relacionadas às temáticas centrais tais como: formação dos professores, tempo no magistério, bibliografias utilizadas, principais dificuldades encontradas pelos professores e seus posicionamentos sobre vestibulares, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e PCNM (Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio).

    A pesquisa se dividiu em duas etapas: aplicação dos questionários (para seleção de possíveis casos de interesse para as entrevistas) e realização de entrevistas. Na primeira etapa participaram 77 professores e na segunda 11 professores. Os critérios utilizados para selecionar os professores para a entrevista foram: disponibilidade e formação dos professores (procuramos entrevistar professores com formações acadêmicas diferentes). Em relação à estruturação da pesquisa baseamo-nos em um trabalho anterior realizado em São Carlos*.

    Os principais resultados obtidos, no grupo estudado, foram:

    Em relação ao grupo estudado pudemos perceber que os professores passam por um momento conturbado, dentre os vários aspectos que contribuem para esta configuração gostaríamos de citar a contradição existente entre formação que se pretende passar ao aluno (dentro das novas diretrizes) e o enfretamento deste com vestibular. Concomitante a este aspecto podemos perceber alguns indícios de mudanças, como por exemplo a forma de avaliação adotada pelos professores.. Entretanto como a pesquisa acabou abrangendo vários aspectos, pois trata-se de um estudo exploratório, seria precipitado realizar uma análise mais aprofundada utilizando-se os resultados obtidos.

(*) ABIB, M.L.V.S. – Contribuições e Práticas no Ensino de Física de 2°Graus: Analisando depoimentos de professores da Região de São Carlos – UFSCAR , São Carlos, 1993
Trabalho apresentado originalmente no XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – Natal (Rn) 2 a 6 de Julho de 2001