A educação em nosso país está passando por um momento turbulento e com várias mudanças que afetam diretamente alunos e professores, devido a isso acreditamos que todos encontram-se em uma fase de difícil adaptação. Para podermos abordar melhor esta questão (e outras relacionadas à prática em sala de aula) realizamos uma pesquisa com professores de física do ensino médio, com a finalidade de que os resultados apresentados possam contribuir na formação de futuros professores.
A pesquisa que teve como objetivo identificar as práticas dos professores de física (Região da Grande São Paulo) em relação aos seguinte aspectos principais: metodologia, recursos utilizados (vídeos, atividades experimentais, e utilização do computador) e instrumentos de avaliação. Como subproduto obtivemos outras informações relacionadas às temáticas centrais tais como: formação dos professores, tempo no magistério, bibliografias utilizadas, principais dificuldades encontradas pelos professores e seus posicionamentos sobre vestibulares, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e PCNM (Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio).
A pesquisa se dividiu em duas etapas: aplicação dos questionários (para seleção de possíveis casos de interesse para as entrevistas) e realização de entrevistas. Na primeira etapa participaram 77 professores e na segunda 11 professores. Os critérios utilizados para selecionar os professores para a entrevista foram: disponibilidade e formação dos professores (procuramos entrevistar professores com formações acadêmicas diferentes). Em relação à estruturação da pesquisa baseamo-nos em um trabalho anterior realizado em São Carlos*.
Os principais resultados obtidos, no grupo estudado, foram:
(*) ABIB, M.L.V.S. – Contribuições e Práticas no
Ensino de Física de 2°Graus: Analisando depoimentos de professores
da Região de São Carlos – UFSCAR , São Carlos, 1993
Trabalho apresentado originalmente no XIV SIMPÓSIO NACIONAL
DE ENSINO DE FÍSICA – Natal (Rn) 2 a 6 de Julho de 2001