EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA(1)


Sandro Rogério Vargas Ustra
DCET, URI/Campus Santiago
srvustra@urisantiago.br

Eduardo Adolfo Terrazzan
CE, UFSM
eduterra@ce.ufsm.br



Resumo

    Neste estudo discutimos a utilização de Diários da Prática Pedagógica por professores de Ciências, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, durante um Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais. Este Curso desenvolveu-se no período de setembro/1999 a julho/2000 e foi promovido pelo Núcleo de Educação em Ciências da UFSM, envolvendo a participação de 40 professores de Ciências, em serviço, da região de Santa Maria, RS.

    Tomamos como concepção de Diário os relatos escritos do trabalho didático-pedagógico realizado por professores, que não restringem-se a simples descrições de acontecimentos de sala de aula, mas que incorporam também comentários, justificativas e análises acerca dos mesmos. Assim, procuramos caracterizar os Diários como instrumentos de acompanhamento e avaliação crítica-reflexiva da prática pedagógica.

    Os professores envolvidos neste estudo elaboraram diários a partir da implementação, durante o segundo bimestre de 2000, de Módulos Didático-pedagógicos planejados em grupos. A partir da leitura de seus relatos em sessões plenárias, foram discutidos aspectos e situações mais significativos presentes nas narrativas, envolvendo concepções acerca do papel do professor, de ensino-aprendizagem, da organização do ambiente de aprendizagem.

    Constatamos que predominou nos diários escritos uma descrição sucinta do que acontecera em sala de aula. Alguns apresentavam uma indicação bastante vaga dos acontecimentos, detendo-se apenas nas ações do professor, com poucos indícios das manifestações dos alunos e justificativas/análises desses acontecimentos. Entretanto, foram levantados aspectos/situações/dilemas presentes nas salas de aula que revelaram a complexidade e a variedade desta realidade. A análise do conteúdo dos Diários individual e coletivamente pelos professores contribuiu significativamente inclusive na reconfiguração dos planejamentos originais dos Módulos Didático-pedagógicos.

    Este trabalho com o uso de Diários na Educação Continuada de professores evidenciou a importância destes para a reflexão sobre a prática docente e para o compartilhamento coletivo de experiências, de modo a avançar no estabelecimento do profissionalismo e da autonomia dos professores.

(1) Trabalho apresentado no III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2000, Porto Alegre/RS.