APRENDIZAGENS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES*



Bernardo Buchweitz
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas
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Resumo

    Aprendizagem significativa sempre é um dos grandes objetivos que está presente em um processo de ensino e aprendizagem. A classificação e caracterização dessa aprendizagem em geral estão relacionadas com a mudança ou evolução da estrutura cognitiva do indivíduo, ou seja, a aprendizagem cognitiva. Para os Ausubelianos é essencial que haja uma interação entre a nova informação (conceitos, idéias) e os conhecimentos prévios, existentes na estrutura cognitiva do estudante. Havendo essa interação, e a nova informação adquirindo significado para o aprendiz, sendo assimilada e contribuindo para a sua diferenciação, reconciliação e retenção, a aprendizagem é dita significativa, podendo ser classificada em subordinada e superordenada e combinatória. Não havendo interação entre a nova informação e a estrutura conceptual já existente, a aprendizagem não é significativa, sendo conhecida como aprendizagem mecânica. Numa investigação realizada com 40 estudantes do último ano (no mínimo 15 anos de estudos escolares) dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciência Biológicas, solicitou-se que selecionassem e descrevessem uma aprendizagem que foi significativa, ficou marcada e bem caracterizada ao longo da sua vida. As respostas mostraram que as aprendizagens consideradas significativas não foram apenas cognitivas, mas também afetivas e motoras (habilidades) e caracterizaram-se predominantemente por envolverem a participação ativa de cada um. Foram consideradas significativas por razões como a aquisição de valores ou reflexos na mudança de comportamento e/ou procedimentos, a forma de aplicação do conhecimento em novas situações enfrentadas, a retenção do conhecimento e a satisfação causada pela aprendizagem. O período em que ocorreram as aprendizagens descritas mostrou uma certa dispersão do tempo de duração ao longo de anos, meses, dias e horas. As situações em que essas aprendizagens ocorreram foram diversas, mas merece destaque o fato de que a maioria ocorreu em diferentes momentos e situações do dia a dia, fora da sala de aula. Quando os estudantes foram solicitados a comentar esse resultado, numa segunda fase da investigação, as suas respostas evidenciaram que isso se deve em parte ao ensino pouco adequado, mas há fortes e freqüentes destaques a aspectos relacionados com a importância da participação prática e ativa em termos de vivenciar, sentir, aplicar, fazer, praticar e interagir. Também são citados o prazer, o interesse, o estímulo e o gosto maior pelas atividades em situações fora da sala de aula como motivos para ocorrer a aprendizagem significativa. Os estudantes que participaram desta investigação apresentaram informações de aprendizagens que consideraram mais significativas ao longo de suas vidas sem nunca terem estudado a teoria de Ausubel ou de outros referenciais teóricos. Com isso, realmente não era de se esperar que tivessem trazido indicações dessas teorias nas suas informações, o que, no entanto, não significa a sua ausência nas situações de aprendizagem relatadas. Assim, os estudantes enfatizaram a importância da participação ativa no processo ensino e aprendizagem e, quando foram solicitados a indicar porque consideraram significativa a aprendizagem relatada, indicaram categorias como a retenção do conhecimento e sua aplicação em situações novas, características relacionadas com teorias de aprendizagem significativa como a de Ausubel. Assim também todos nós temos uma idéia sobre os significados que acompanham o conceito de aprendizagem significativa. Certamente vários desses significados são compartilhados por muitas pessoas, mesmo que elas não tenham tido a oportunidade de familiarizar-se a esse respeito por meio de leituras e estudos. (Apoio FAPERGS e CNPq)

(*) Trabalho originalmente apresentado no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Peniche, Portugal, 11 – 15 setembro de 2000.