A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES E/OU CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO A ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO[1]
 

Daniela Corrêa da Rosa
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/CE/UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan
Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


    A visão mais comum acerca do papel do professor de Ciências é a de informante dos conteúdos científicos e, dos alunos a de sujeitos que precisam da escola para terem acesso a estas informações. assim sendo, nossa preocupação recai no modo como as alunas do Curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental- Licenciatura Plena – UFSM, entendem os processos de ensino e aprendizagem em relação a Ciências Naturais no âmbito da sala de aula. partindo do pressuposto de que os alunos trazem consigo uma bagagem de conhecimentos cotidianos e, que os conhecimentos científicos estão constituídos de saberes próprios da atividade humana. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Exatas na Educação Básica II – MEN 121. Este trabalhou buscou instaurar um processo de reflexão e discussão sobre as concepções destas alunas, futuras educadoras, no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais, como também a elaboração de planejamentos didáticos-pedagógicos a partir de temas considerados relevantes para o ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e Séries Iniciais, na perspectiva de uma alfabetização científico-tecnológica. As aulas foram desenvolvidas segundo a proposição metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV&ANGOTTI,1994). Sendo que no decorrer das aulas eram propostas leituras de textos que tratam do processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, como também, a elaboração de sínteses pelas alunas a fim de organizarem suas idéias a respeito das leituras e discussões em sala de aula. Através das sínteses, foi possível perceber o crescimento das alunas quanto a refletir sobre sua própria prática e, a preocupação em buscar compreender o que significa ensinar do ponto de vista do professor, ou seja, um mediador do processo de ensino e de aprendizagem e, do ponto de vista do aluno, como um sujeito que exerce um papel ativo na construção de conhecimentos científicos. As aulas, promoveram um processo de reflexão-ação no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no curso de formação. As sínteses e discussões em grupo, desmistificaram algumas crenças tais como: conceitos científicos são difíceis para crianças,do ponto de vista de um real entendimento. A partir das aulas ministradas no Curso foi possível perceber um crescimento por parte das alunas no que se refere a reflexão sobre sua própria prática pedagógica em sala de aula, como também em relação a preocupação demonstrada sobre o significado do ensinar conteúdos relevantes para o aluno, enquanto cidadão de um mundo em constante evolução e transformação.

[1] Trabalho apresentado na 53ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2001, Salvador - BA.