A MUDANÇA DE ALGUMAS CONCEPÇÕES
E/OU CRENÇAS DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS: UM DESAFIO
A ENFRENTAR DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO[1]
Daniela Corrêa da Rosa
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação
PPGE/CE/UFSM
Eduardo Adolfo Terrazzan
Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
A visão mais comum acerca do papel do professor
de Ciências é a de informante dos conteúdos científicos
e, dos alunos a de sujeitos que precisam da escola para terem acesso a
estas informações. assim sendo, nossa preocupação
recai no modo como as alunas do Curso de Educação Infantil
e Séries Iniciais do Ensino Fundamental- Licenciatura Plena – UFSM,
entendem os processos de ensino e aprendizagem em relação
a Ciências Naturais no âmbito da sala de aula. partindo do
pressuposto de que os alunos trazem consigo uma bagagem de conhecimentos
cotidianos e, que os conhecimentos científicos estão constituídos
de saberes próprios da atividade humana. O trabalho foi desenvolvido
na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Exatas
na Educação Básica II – MEN 121. Este trabalhou buscou
instaurar um processo de reflexão e discussão sobre as concepções
destas alunas, futuras educadoras, no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem
de Ciências Naturais, como também a elaboração
de planejamentos didáticos-pedagógicos a partir de temas
considerados relevantes para o ensino de Ciências Naturais na Educação
Infantil e Séries Iniciais, na perspectiva de uma alfabetização
científico-tecnológica. As aulas foram desenvolvidas segundo
a proposição metodológica dos Três Momentos
Pedagógicos (DELIZOICOV&ANGOTTI,1994). Sendo que no decorrer
das aulas eram propostas leituras de textos que tratam do processo de ensino
e aprendizagem de Ciências Naturais, como também, a elaboração
de sínteses pelas alunas a fim de organizarem suas idéias
a respeito das leituras e discussões em sala de aula. Através
das sínteses, foi possível perceber o crescimento das alunas
quanto a refletir sobre sua própria prática e, a preocupação
em buscar compreender o que significa ensinar do ponto de vista do professor,
ou seja, um mediador do processo de ensino e de aprendizagem e, do ponto
de vista do aluno, como um sujeito que exerce um papel ativo na construção
de conhecimentos científicos. As aulas, promoveram um processo de
reflexão-ação no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem
de Ciências Naturais no curso de formação. As sínteses
e discussões em grupo, desmistificaram algumas crenças tais
como: conceitos científicos são difíceis para crianças,do
ponto de vista de um real entendimento. A partir das aulas ministradas
no Curso foi possível perceber um crescimento por parte das alunas
no que se refere a reflexão sobre sua própria prática
pedagógica em sala de aula, como também em relação
a preocupação demonstrada sobre o significado do ensinar
conteúdos relevantes para o aluno, enquanto cidadão de um
mundo em constante evolução e transformação.
[1] Trabalho apresentado na 53ª
REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2001, Salvador - BA.
