TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA CLÁSSICA: EXEMPLOS EM TERMODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO(1)
 

Taniamara Vizzotto Chaves(2)
Joviane Mezzomo(3)
Eduardo Adolfo Terrazzan(4)
Núcleo de Educação em Ciências, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Campus Universitário Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil
 

Resumo

    Diariamente, informações das mais diversas áreas do conhecimento são divulgados para a população através da televisão, jornais, revistas, rádio e Internet. Essas informações estão tão presentes no cotidiano das pessoas que muitas vezes direcionam seus pensamentos e ações. No entanto, as informações divulgadas por estes meios nem sempre fazem sentido para a população, pois esta possui na maioria das vezes pouca cultura para um razoável entendimento. Por outro lado, a escola, um dos meios pelo qual o conhecimento sistematizado chega até as pessoas, encontra-se desatualizada a medida que privilegia conteúdos que estão na maioria das vezes fora da realidade dos alunos, contribuindo em parte para a não compreensão das informações divulgadas na mídia. Sendo assim, acreditamos ser fundamental que estas informações passem a fazer parte do discurso de sala de aula, para tanto os Textos de Divulgação Científica podem se tornar uma alternativa de recurso didático. De um modo geral, a linguagem utilizada em textos relacionados á área da Física, além de proporcionar um fácil entendimento ao público leigo, não mantém uma preocupação específica com "ordens" ou "seqüências" de conteúdos bem como formalismos específicos. Sendo assim, num mesmo texto, vários conceitos de física estão relacionados a uma idéia central, proporcionando um campo amplo de informações e conhecimentos.. Neste sentido, buscamos elaborar Planejamentos didáticos pedagógicos para serem implementados em salas de aula do Ensino Médio, utilizando como um dos recursos didáticos Textos de Divulgação Científica. A estruturação destes planejamentos ocorreu no âmbito do GTPF - Grupo de Trabalho de Professores de Física, vinculado ao Núcleo de Educação em Ciências da UFSM. Este grupo é composto por professores em serviço na rede pública de Santa Maria e Região, alunos de Graduação em Física Licenciatura Plena, alunos de Mestrado em Educação e professores pesquisadores no Ensino de Física, e realiza seus encontros semanalmente com duração de aproximadamente quatro horas. Os conteúdos conceituais abrangidos por estes planejamentos foram Termodinâmica para segundas séries e Eletromagnetismo para terceiras séries. A avaliação da estruturação destes planejamentos ocorreu através de observações e registros do andamento dos trabalhos no Grupo, e a avaliação da implementação em sala de aula ocorreu através da observação da video-gravação das aulas ministradas pelos professores.. Os resultados desta pesquisa mostraram que apesar de os professores apresentarem dificuldades na compreensão e sistematização dos conceitos físicos apresentados no texto, bem como na elaboração de estratégias didáticas, manifestaram interesse em trabalhar com esses materiais defendendo a sua utilização e evoluindo no sentido de utilizar novas dinâmicas de trabalho com um melhor aproveitamento didático dos textos sobretudo quando os alunos trabalharam em pequenos grupos, registraram e apresentaram suas discussões e sínteses sobre a leitura. Os resultados obtidos mostram que os Textos de Divulgação Científica apresentam um grande potencial no sentido de estimular novas práticas e estratégias em sala de aula que permitem a oportunidade de criar espaços de trabalho e discussão entre alunos e professores sobre assuntos que fazem parte do cotidiano e interesse das pessoas em geral.

(1) Trabalho apresentado na  52ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
(2) Bolsista de Mestrado da Capes pelo NEC/CE/UFSM e Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFSM; Email: a2060441@alunop.ufsm.br
(3) Bolsista de Iniciação Científica da PROLICEN pelo NEC/CE/UFSM e Aluna do Curso de Licenciatura em Física da UFSM; Email: a9713037@alunog.ufsm.br
(4) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq pelo NEC/CE/UFSM e Prof. Adjunto do Centro de Educação/UFSM; Email: eduterra@ce.ufsm.br