DOS RESULTADOS DE PESQUISAS ÀS PROPOSTAS DE AÇÃO: UM EXEMPLO EM NUTRIÇÃO HUMANA



Ana Cléa Moreira Ayres
Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Sandra Escovedo Selles
Faculdade de Educação da UFF

Fabio Cechetti(1)
Mestrando em Educação da UFF



Resumo

    Temos nos dedicado a investigar aspectos ligados ao ensino do corpo humano e, neste trabalho, apresentaremos uma síntese dos resultados obtidos nestas pesquisas que envolveram estudantes de diferentes faixas etárias e professores das séries iniciais, dentro de três eixos teóricos principais: i) as idéias de professores e alunos sobre nutrição humana; ii) modelos pedagógicos presentes em livros didáticos no tópico referente à circulação sanguínea e, iii) a formação de professores. A análise dos dados resultantes destas pesquisas tornou possível a proposição de um conjunto de eixos norteadores para o ensino do corpo humano e, conseqüentemente, para a formação de professores que são objeto deste presente trabalho. Em um amplo estudo exploratório envolvendo 260 participantes cuja faixa etária variou de 5 a 20 anos (Cecchetti & Selles, 2000) apresentamos um mapeamento das idéias de crianças e jovens a respeito destas temáticas. Igualmente, desenvolvemos um estudo com professores, cujos resultados foram reveladores, uma vez que são raras as referências a pesquisas envolvendo estes sujeitos. Em outro estudo foram analisados 14 livros (do ensino fundamental e médio), no capítulo destinado à circulação sanguínea. Nossos estudos mostraram, entre outros aspectos que, em geral, tanto alunos quanto professores não são capazes de inte-relacionar os diferentes fenômenos envolvidos no processo de nutrição (respiração, circulação e digestão); o entendimento da respiração não atinge o nível celular; a digestão como quebra de moléculas grandes em menores também não é percebida; o papel do sangue no transporte de gases e nutrientes, só é entendido por um número pequeno de estudantes de idade mais avançada. Já no estudo com os livros didáticos buscamos identificar as analogias utilizadas e se nelas estavam presentes os três componentes do modelo mental - estrutura, comportamento e funcionamento – segundo os trabalhos de Buckley e Boulter (1997). O estudo mostrou que, as analogias empregadas nas ilustrações dos livros didáticos, raramente, conseguem integrar os três componentes, seja pela desarticulação com o texto, ou porque carecem de uma linguagem pictórica, ou ainda devido a limitações de sua natureza bidimensional. Como conseqüência, podemos dizer que os livros didáticos analisados não permitem o entendimento da dinâmica do processo circulatório, em toda a sua complexidade (Ayres, Selles & Reznik, 2000). Tomando estes dados como ponto de partida e associando-os a uma experiência desenvolvida na formação de professores em nível médio e superior (Selles & Ayres, 1999) elencamos um conjunto de princípios - divididos em dois eixos - que deveriam nortear o ensino de ciências em geral e, particularmente, o tratamento do tema corpo humano. No primeiro eixo, teórico, consideramos que é preciso ampliar o enfoque do ensino deste tema para que inclua sua dimensão epistemológica, incorporando aspectos históricos da construção dos conceitos científicos, bem como os aspectos evolutivos e sua dimensão social. Com isto pretendemos romper com uma visão mecanicista e fragmentada do corpo e perseguir a construção de uma idéia de ser humano integrado, tanto do ponto de vista biológico quanto social. No eixo metodológico, é preciso alterações que diversifiquem as estratégias e recursos didáticos utilizados nas escolas. Neste sentido, gostaríamos de enfatizar a necessidade de romper com uma visão de formação de professores baseada apenas no ensino. É necessário que os formadores de professores articulem o ensino e a pesquisa, particularmente, no caso do ensino de ciências, instrumentalizando os futuros professores não só com os resultados das pesquisas já existentes como também com as ferramentas necessárias para a incorporação de uma postura investigativa em sua prática docente futura. Para isto é importante que as pesquisas, além de sua relevância acadêmica, tenham um compromisso com a intervenção no universo escolar.

(1) Trabalho apresentado no I EREBIO