MUITO TRABALHO EM BUSCA DE UM MELHOR RENDIMENTO

João Freitas

Resumo


    Somos um grupo de professores de Ensino Médio que desenvolve um trabalho de pesquisa voltada para o ensino de Física em escolas públicas e, encontra-se toda semana na faculdade de educação da USP para desenvolver um trabalho financiado pela FAPESP e com orientação da professora Anna Maria P. Carvalho.

    Aqui pesquisamos a dificuldade que esse grupo de professores enfrenta ao preparar textos para seus alunos. Analisamos uma série de reuniões onde estavam produzindo um texto especifico sobre rendimento de máquinas térmicas e da análise destas reuniões e debates pudemos notar e enumerar as seguintes preocupações:

    1. Com a linguagem: ao escreverem o texto sobre rendimento a primeira preocupação foi a de tentar adequar a linguagem de forma que o texto fosse a mais fácil possível para o aluno; a partir de um conceito "intuitivo" (espontâneo) do aluno tentaram chegar a definição matemática sem grandes complicações e para tanto tentaram colocar cada passo dado com o máximo de explicação possível e ao mesmo tempo tentando ser bem objetivo tanto em relação as expressões utilizadas, ao que foi feito com elas e como, quanto com a própria definição Isso tudo sempre consultando livros, anotações de aulas de cursos e outros colegas da área.

    2. Com a coerência teórica do texto: a segunda preocupação detectada foi a que o grupo apresentou para estabelecer uma linguagem coerente com a teoria de energia (calor como energia) pois o próprio grupo percebeu que apresentavam uma linguagem muito "presa" a teoria do calórico; essa parte foi desenvolvida em conjunto por todos os membros do grupo e resultou numa tarde inteira de correções de termos e palavras que remetiam ao conceito de calórico e mesmo de discussões a respeito do uso de palavras utilizadas pelo grupo, onde chegaram a conclusão que mesmo cientes da situação ainda utilizam a linguagem do calórico em alguns momentos e consequentemente podem confundir a mente do aluno em relação as duas teorias; perceberam aqui, também a dimensão da importância da proposta do grupo, pois os livros consultados por eles mostravam uma mistura das duas teorias sem distingui-las. Eles acreditam não ter resolvido totalmente o problema, mas pelo menos acreditam que diminuíram um pouco e tentaram deixar claro quando usavam uma linguagem e quando usavam outra e "por que" desse uso (distinção entre as teorias) e com certeza ainda terão muito o que discutir.

    3. Com a seqüência dos textos : outra preocupação apresentada pelo grupo foi fazer a ligação entre o texto de rendimento com a Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica (a Primeira Lei dia que todo calor pode ser convertido em trabalho e vice-versa onde poderíamos Ter 100% de rendimento(máquina ideal), mas na prática isso não ocorre e a Segunda Lei estabelece essa limitação) e isso gera outra discussão para que se estabeleça um elo de ligação entre os dois textos de forma coerente para inclusive ainda está gerando debates no grupo.

    Esse texto deve ser aplicado até o final do ano dentro do programa das escolas e depois terá de ser avaliado pelo próprio grupo, o que mostra que um trabalho destes requer muito conhecimento teórico e prático do conceito, de linguagem, seriedade e muitas e discussões.