UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM A MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA EM TÓPICOS DE CIÊNCIAS



Giuseppi Camiletti
Laércio Ferracioli



Resumo

    A utilização de Ambientes de Modelagem Computacional no estudo de tópicos de Ciências tem sido objeto de estudo de vários autores (Miller et al 1993; Santos & Ogborn 1994; Sampaio 1996; Ferracioli 2001; Camiletti & Ferracioli 2001). Os resultados destas pesquisas tem mostrado que os alunos são capazes de desenvolver as atividades de modelagem em ambientes computacionais com sucesso. Assim, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de investigar a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semi-quantitativo baseado na metáfora de Ícones WLinkIt (Sampaio, 1996) no estudo de tópicos de Ciências.

    O estudo foi desenvolvido com 06 duplas de alunos do quarto período do curso de Física da Universidade Federal do Espírito Santo a partir de dois encontros que tiveram duração média de 2 horas. No primeiro encontro foi abordado o estudo de Princípios de Sistemas (Forrester, 1968) e do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Icônico WLinkIt com o desenvolvimento de atividades exploratórias (Bliss et al, 1989), as quais consistem em levar os estudantes a explorar no ambiente computacional um modelo desenvolvido anteriormente por um especialista. No segundo encontro as duplas foram levadas a desenvolver uma atividade de modelagem expressiva (Bliss et al, 1989), que consiste em solicitar aos estudantes que desenvolvam um modelo no Ambiente de Modelagem Computacional WLinkIt sobre o sistema mola-massa e outro sobre o sistema predador-presa. Neste trabalho serão relatados somente os resultados sobre o desenvolvimento do modelo do sistema mola-massa.

    As atividades foram vídeo filmadas e os dados consistiram do material escrito por cada estudante das duplas durante o desenvolvimento dos modelos, da seqüência de modelos construídos desde o modelo inicial até o final e das argumentações dos estudantes. Foram analisados aspectos sobre o processo de construção do modelo da atividade de modelagem expressiva no Ambiente de Modelagem Computacional WLinkIt tais como as habilidades e dificuldades apresentadas para o desenvolvimento do modelo

    Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram habilidades para desenvolver um modelo sobre a situação proposta e relacionar o comportamento apresentado pelo modelo com o que o estudante concebe como um sistema real. Em relação às dificuldades, estas foram relacionadas à delimitação do sistema a ser estudado, ao estabelecimento de uma ligação entre duas variáveis e em saber como é a influência de uma variável sobre a outra.

    Assim, este estudo apresenta resultados relevantes para a continuação de trabalhos de pesquisa sobre a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semi-quantitativo Icônico WLinkIt no estudo de tópicos de Ciências.


Referências 


BLISS, J. & OGBORN, J. (1989) Tools for Exploratory Learning. Jurnal of Computer Assisted Learning, 5:37-50.

CAMILETTI, G. & FERRACIOLI, L. (2001) A Utilização da Modelagem Computacional Quantitativa no Aprendizado Exploratório de Física. Cadernos Catarinense de Ensino de Física.

FORRESTER, J. (1968) Principles of Systems. Cambridge, Ma: Wright-Allen Press.

MILLER, R. et al (1993) Educational Tools for Computational Modelling. Computers Education. Vol 21. N3. p205-261.

SAMPAIO, F. F. (1996) LinkIt: Design, Development and Testing of a Semi-Quantitative Computer Modelling Tool. Ph.D. Thesis, Department of Science and Technology, Institute of Education, University of London, Londres.