Resumo
Justificativa
Em junho de 2000 os professores das escolas públicas do Estado de S. Paulo receberam uma cópia dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino médio, texto esse que propõe que o aluno adquira uma série de competências e habilidades que “possibilitem a independência de ação e aprendizagem futura.”( PCN,1999)
Existe
uma dificuldade muito grande de traduzir para o ensino estas propostas,
já que o “conhecimento da Física ‘em si mesmo’ não
basta como objetivo, mas deve ser entendido sobretudo como um meio, um
instrumento para a compreensão do mundo”.(PCN,1999)
Problema
Tornou-se
necessário, então, verificar quais a habilidades e competências
que as atividades utilizadas no ensino de Física por investigação
para o Ensino Médio desenvolvem nos alunos?
Contexto da pesquisa
Metodologia de pesquisa
e de análise de dados
Os dados serão as respostas
dadas pelos alunos em provas individuais e sem consulta de três classes
de 40 alunos de curso diurno, que estão tendo aula com a mesma professora.
Bibliografia
BRASIL.MEC.SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Conhecimentos de Física,Brasília,1999
CARVALHO, A.M.P.; SANTOS,E.I.; AZEVEDO, M.C.P.S.; DATE, M.P.S.;FUJII, S.R.S.; NASCIMENTO,V.B., Termodinâmica, um ensino por investigação, S.Paulo, F.E. USP, 1999.
_____________________