ATIVIDADES DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1)



Maria Cristina Paternostro Stella de Azevedo
Anna Maria Pessoa de Carvalho
 

Resumo

Justificativa

    Em junho de 2000 os professores das escolas públicas do Estado de S. Paulo receberam uma cópia dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino médio, texto esse que propõe que o aluno adquira uma série de competências e habilidades que “possibilitem a independência de ação e aprendizagem futura.”( PCN,1999)

    Existe uma dificuldade muito grande de traduzir para o ensino estas propostas, já que o “conhecimento da Física ‘em si mesmo’ não basta como objetivo, mas deve ser entendido sobretudo como um meio, um instrumento para a compreensão do mundo”.(PCN,1999)
 

Problema


    As atividades de ensino por investigação, trazem a idéia central de que “um aprendizado significativo dos conhecimentos científicos requer a participação dos estudantes na (re) construção dos conhecimentos que habitualmente, se transmitem já elaborados.”(Carvalho et al,1999)

    Tornou-se necessário, então, verificar quais a habilidades e competências que as atividades utilizadas no ensino de Física por investigação para o Ensino Médio desenvolvem nos alunos?
 

Contexto da pesquisa


    O estudo está sendo feito em três classes da primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual onde se desenvolve o conteúdo de Termologia, usando atividades descritas no livro Termodinâmica, um ensino por investigação (Carvalho et al,1999).

 

Metodologia de pesquisa e de análise de dados


    Esta é uma pesquisa qualitativa. Estamos analisando as atividades propostas para os alunos e as questões das provas, levantando as possíveis habilidades e competências que se poderiam alcançar com os alunos(nas atividades) e medidas nas provas. Estamos analisando também a relação entre as habilidades e competências das atividades e das provas.

    Os dados serão as respostas dadas pelos alunos em provas individuais e sem consulta de três classes de 40 alunos de curso diurno, que estão tendo aula com a mesma professora.
 

Bibliografia

BRASIL.MEC.SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Conhecimentos de Física,Brasília,1999

CARVALHO, A.M.P.; SANTOS,E.I.; AZEVEDO, M.C.P.S.; DATE, M.P.S.;FUJII, S.R.S.; NASCIMENTO,V.B., Termodinâmica, um ensino por investigação, S.Paulo, F.E. USP, 1999.

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1 Trabalho patrocinado pela FAPESP