FAUNA E FLORA DO CERRADO: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO TRIÂNGULO MINEIRO(1)



Marcelle Sabrina Carneiro Rodrigues(2)
veridiana@rapidanet.com.br

Ana Maria de Oliveira Cunha(3)
anacunha@rapidanet.com.br



Resumo

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos ingressantes no ensino médio sobre a fauna e a flora do Cerrado.

    A falta de informação sobre a importância do Cerrado vem contribuindo para sua degradação.Como conseqüência da falta de conhecimento por parte da sociedade e dos governantes, o Cerrado corre o risco de ter toda sua área agricultável ocupada nos próximos anos, apesar de sua área cobrir 25% do território nacional. Daí a relevância de se trabalhar estes temas com os estudantes, futuros cidadãos, para que os mesmos possam conhecer melhor o ambiente em que vivem e assim passem a preservá-lo e conserva-lo. O Cerrado vem sendo pouco trabalhado nas escolas, e apresenta-se quase ausente nos livros didáticos, mesmo naqueles utilizados por professores em regiões predominantemente de cerrado.

    A preocupação em ensinar sobre aspectos específicos do cerrado não se dá no sentido de que a questão ecológica ou ambiental deva se restringir à preservação dos ambientes naturais. A Educação Ambiental deve se estender ao tratamento de questões envolvendo saneamento, saúde, cultura, decisões sobre políticas de energia, de transportes, de educação. Necessário se faz romper com as amarras que limitam o estudo do ambiente ao seus aspectos naturais.

    Nossa amostra constituiu-se de 28 alunos selecionados aleatoriamente, entre 14 e 17 anos de idade, cursando o 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Triângulo Mineiro. Para levantarmos os conhecimentos dos alunos a respeito do Cerrado, objetivo desta pesquisa, lançamos mão além de perguntas abertas, de outras na qual utilizamos 40 cartões contendo ilustrações referentes à flora e a fauna do Cerrado, bem como de outros biomas. As entrevistas tiveram duração aproximada de 15 minutos, tendo sido gravadas em fita cassete e posteriormente transcritas para análise, a qual se baseou na comparação dos conceitos elaborados pelos alunos com aqueles cientificamente aceitáveis.

    O conhecimento fragmentado, cheio de lacunas e mesmo de erros, imbuído de supertições, demonstrado pelos alunos entrevistados, pertencentes a uma escola pública de ensino médio, vem exigir uma reflexão sobre a forma quase ausente que se vem ensinando sobre Cerrado. Os resultados da investigação forneceram elementos para repensar o ensino de Ecologia e de Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Médio.

    O professor precisa conhecer sobre o cerrado, para organizar situações de ensino, de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa construir e utilizar conhecimentos sobre o Meio Ambiente, e atuar corretamente sobre ele.

(1) Apresentado  no Encontro Perspectivas em Educação Ambiental: Tendências e Perspectivas –  Rio Claro-Julho de 2001
(2) Universidade Federal de Uberlândia -Instituto de Biologia
(3) Universidade Federal de Uberlândia -Instituto de Biologia – Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais