VISÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
 

Viviane Briccia do Nascimento
(mestranda)
vbriccia@usp.br

Anna Maria Pessoa de Carvalho
ampdcarv@usp.br
 

Resumo

    Desde o ano de 1998, desenvolvemos no LaPEF - Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, uma pesquisa em algumas escolas da rede pública da região da grande São Paulo. Esta pesquisa é realizada por professores do ensino médio, que atuam e analisam suas ações em suas próprias salas de aula, possui coordenação da Prof. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e apoio financeiro da FAPESP.
 
    O objetivo deste projeto é o de verificar a possibilidade de se obter a melhoria no aprendizado dos alunos sobre o conteúdo de Termodinâmica nas condições normais de ensino da escola pública, a partir de uma mudança do ensino realizado por seus professores.

    Alguns resultados referentes aos primeiros anos de projeto, já foram analisados e publicados em "Termodinâmica: Um ensino por investigação" (Carvalho et. al. 1999) e alguns projetos de mestrado estão analisando algumas contribuições deste ensino, tanto no que se refere à aprendizagem dos estudantes, como também sobre as reflexões e formação continuada dos professores.

    Um dos objetivos dos professores do grupo é o desenvolver nos estudantes uma visão histórica e fundamentada do trabalho científico, segundo Carvalho et. al. (op. cit.):

"Procuramos em nossas discussões no LaPEF, e em nossas aulas, apresentar a ciência (neste caso, a Termodinâmica) como um processo em que o conhecimento científico é (em sala de aula) e foi (na história da ciência) socialmente construído" (pág. 12)     Portanto, houve e está havendo uma preocupação entre os professores de familiarizar os estudantes com o processo de construção do conhecimento científico, mostrando a ciência como um conhecimento em constante evolução e que pode estar sujeito a rompimentos e reformulações, tentado modificar as concepções que Gil-Pérez (1993) coloca que são transmitidas nas aulas de ciências.

    Para isto, os professores utilizam em sala de aula, textos de história da ciência, experiências que valorizam a investigação e envolvem seus estudantes em discussões sobre o caráter do conhecimento científico, concordando com a afirmação por Khalick e Lederman (2000): "Uma adequada compreensão da natureza da ciência é uma componente central da alfabetização científica".

    O painel que apresentarei, referente à minha pesquisa de mestrado, tem por base uma investigação inicial sobre a seguinte questão: Os estudantes conseguem perceber a ciência como uma construção quando participam de um ensino por investigação como o que está sendo desenvolvido por este grupo de professores?

    Esta investigação está fundamentada nas analises das respostas dos estudantes envolvidos, em relação à um questionário sobre a visão de ciências destes estudantes antes do início do curso, também a analise de algumas falas dos estudantes durante as aulas, a partir de uma analise bibliográfica fundamentada.

Referências

CARVALHO, A.M.P.; SANTOS, E.I.; AZEVEDO, M.C.P.; DATE, M.P.S.; FUJII, S.R.S.; NASCIMENTO, V.B. Termodinâmica: um Ensino por Investigação. São Paulo: FEUSP (1999).

GIL-PÉREZ, D. Contribuición de La Historia y de La Filosofía de Las Ciencias Al Desarrolo de un Modelo de Enseñanza/Aprendizaje Como Investigación. Enseñanza de Las Ciencias, 11(2), 197-212 (1993).

KHALICK, ABID-EL E LEDERMAN, N.G. Improving Science Teachers’ Conceptions of Nature of Science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, vol. 22, nº 7, pp. 665-701 (2000).