Viviane Briccia do Nascimento
(mestranda)
vbriccia@usp.br
Anna Maria Pessoa de Carvalho
ampdcarv@usp.br
Resumo
Desde o ano de 1998, desenvolvemos no LaPEF - Laboratório
de Pesquisa em Ensino de Física da Faculdade de Educação
- Universidade de São Paulo, uma pesquisa em algumas escolas da
rede pública da região da grande São Paulo. Esta pesquisa
é realizada por professores do ensino médio, que atuam e
analisam suas ações em suas próprias salas de aula,
possui coordenação da Prof. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho
e apoio financeiro da FAPESP.
O objetivo deste projeto é o de verificar
a possibilidade de se obter a melhoria no aprendizado dos alunos sobre
o conteúdo de Termodinâmica nas condições normais
de ensino da escola pública, a partir de uma mudança do ensino
realizado por seus professores.
Alguns resultados referentes aos primeiros anos de projeto, já foram analisados e publicados em "Termodinâmica: Um ensino por investigação" (Carvalho et. al. 1999) e alguns projetos de mestrado estão analisando algumas contribuições deste ensino, tanto no que se refere à aprendizagem dos estudantes, como também sobre as reflexões e formação continuada dos professores.
Um dos objetivos dos professores do grupo é o desenvolver nos estudantes uma visão histórica e fundamentada do trabalho científico, segundo Carvalho et. al. (op. cit.):
Para isto, os professores utilizam em sala de aula, textos de história da ciência, experiências que valorizam a investigação e envolvem seus estudantes em discussões sobre o caráter do conhecimento científico, concordando com a afirmação por Khalick e Lederman (2000): "Uma adequada compreensão da natureza da ciência é uma componente central da alfabetização científica".
O painel que apresentarei, referente à minha pesquisa de mestrado, tem por base uma investigação inicial sobre a seguinte questão: Os estudantes conseguem perceber a ciência como uma construção quando participam de um ensino por investigação como o que está sendo desenvolvido por este grupo de professores?
Esta investigação está fundamentada nas analises das respostas dos estudantes envolvidos, em relação à um questionário sobre a visão de ciências destes estudantes antes do início do curso, também a analise de algumas falas dos estudantes durante as aulas, a partir de uma analise bibliográfica fundamentada.
Referências
CARVALHO, A.M.P.; SANTOS, E.I.; AZEVEDO, M.C.P.; DATE, M.P.S.; FUJII, S.R.S.; NASCIMENTO, V.B. Termodinâmica: um Ensino por Investigação. São Paulo: FEUSP (1999).
GIL-PÉREZ, D. Contribuición de La Historia y de La Filosofía de Las Ciencias Al Desarrolo de un Modelo de Enseñanza/Aprendizaje Como Investigación. Enseñanza de Las Ciencias, 11(2), 197-212 (1993).
KHALICK, ABID-EL E LEDERMAN, N.G. Improving Science Teachers’ Conceptions of Nature of Science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, vol. 22, nº 7, pp. 665-701 (2000).