A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DAS CIÊNCIAS



Célia Margutti do Amaral Gurgel
Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP/SP
cagurgel@unimep.br

Resumo

    Esta investigação tem como objetivo descrever e analisar as manifestações dissertativas de setenta e quatro professores de Química, Física e Biologia do ensino médio da região de Piracicaba / SP-Brasil, participantes do programa PRÓ-CIÊNCIAS – FAPESP – UNIMEP, no ano 2000, sobre suas percepções relativas à dimensão social das Ciências da Natureza. A seguinte proposição foi apresentada aos docentes levando em conta que o ensino das Ciências é uma atividade sócio-cultural que necessita atender e responder aos anseios de uma sociedade envolvida pela cultura tecnológica relacionando conceitos de senso comum sobre os fatos e fenômenos observados pelos sujeitos e conceitos científicos: A Ciência como produção humana, é inseparável da Sociedade. Isto significa que, todas as Ciências, inclusive Físicas, Químicas e Biológicas, são também Ciências Sociais. As categorias de análise foram construídas segundo os parâmetros do conhecimento pertinente para a Educação (MORIN,2000) classificados em visão de contexto, global, multidimensional e complexo. Em termos tendenciais os resultados da investigação apontaram os seguintes resultados:

    Os dados da investigação nos levam às seguintes reflexões frente ao desafio de um ensino das Ciências da Natureza preocupado com a diversidade cultural: i) uma análise genérica sobre a dimensão social poderá implicar em uma abordagem de ensino sem sentido particular para o contexto no qual se enuncia os fatos e ou fenômenos; ii) uma análise apontando para uma visão mais global, multidimensional e complexa traduz em que termos elementos diferentes são inseparáveis e constitutivos do todo em suas interações e interdependências, possibilitando uma aprendizagem dos fenômenos naturais e sociais na dimensão global e local de suas interações. É preciso levar em conta que esta mudança é de natureza paradigmática e não programática.