A DIMENSÃO SOCIAL DAS CIÊNCIAS
DA NATUREZA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO:
IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL
DAS CIÊNCIAS
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP/SP
cagurgel@unimep.br
Resumo
Esta investigação tem como objetivo
descrever e analisar as manifestações dissertativas de setenta
e quatro professores de Química, Física e Biologia do ensino
médio da região de Piracicaba / SP-Brasil, participantes
do programa PRÓ-CIÊNCIAS – FAPESP – UNIMEP, no ano 2000, sobre
suas percepções relativas à dimensão social
das Ciências da Natureza. A seguinte proposição foi
apresentada aos docentes levando em conta que o ensino das Ciências
é uma atividade sócio-cultural que necessita atender e responder
aos anseios de uma sociedade envolvida pela cultura tecnológica
relacionando conceitos de senso comum sobre os fatos e fenômenos
observados pelos sujeitos e conceitos científicos: A Ciência
como produção humana, é inseparável da Sociedade.
Isto significa que, todas as Ciências, inclusive Físicas,
Químicas e Biológicas, são também Ciências
Sociais. As categorias de análise foram construídas
segundo os parâmetros do conhecimento pertinente para a Educação
(MORIN,2000) classificados em visão de contexto, global, multidimensional
e complexo. Em termos tendenciais os resultados da investigação
apontaram os seguintes resultados:
-
40% reconhecem o contexto social, mas se referem a ele de maneira genérica
e com informações insuficientes para adquirirem sentido.
A visão simplista das respostas indicam uma concepção
de Ciência positiva na sua relação com a Tecnologia
e Sociedade;
-
22% apresentam uma visão mais além do contexto apontando
diversas partes da dimensão social, ligada de modo organizacional
e global. A Ciência –Tecnologia-Sociedade apresentam uma relação
direta com a história e política dos homens;
-
22% afirmam que o ser humano é ser biológico, psíquico,
social, afetivo e racional, e faz parte de uma sociedade histórica,
econômica, sociológica, religiosa, científica. Indicam,
assim, uma percepção multidimensional das relações
entre a Ciência, Homem e vida social
-
16% revelam uma visão complexa do mundo social, apontando elementos
constitutivos do todo planetário ( economia, política, sociedade,
cultura, subjetividade, ética, mitologia e outros ).
Os dados da investigação nos levam às
seguintes reflexões frente ao desafio de um ensino das Ciências
da Natureza preocupado com a diversidade cultural: i) uma análise
genérica sobre a dimensão social poderá implicar em
uma abordagem de ensino sem sentido particular para o contexto no qual
se enuncia os fatos e ou fenômenos; ii) uma análise apontando
para uma visão mais global, multidimensional e complexa traduz em
que termos elementos diferentes são inseparáveis e constitutivos
do todo em suas interações e interdependências, possibilitando
uma aprendizagem dos fenômenos naturais e sociais na dimensão
global e local de suas interações. É preciso levar
em conta que esta mudança é de natureza paradigmática
e não programática.
