Marcelo Rorges Rocha(2)
Isabel Martins(3)
NUTES-UFRJ
Resumo
Recomendações curriculares recentes
encorajam que uma diversidade de textos (enciclopédias, folhetos
de campanhas de saúde, artigos de divulgação científica,
etc.) sejam utilizados na sala de aula de ciências enfatizando os
benefícios advindos de sua leitura para aquisição
de vocabulário e entendimento conceitual (PCN, 2000). Neste trabalho
investigamos um aspecto da utilização destes textos, através
de um estudo que envolveu entrevistas individuais com professores de ciências
do terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental da rede oficial (pública
- federal, estadual e municipal, e particular)
do Rio de Janeiro. Nestas entrevistas discutimos como professores experientes
selecionam, adaptam e utilizam textos de divulgação científica
na sala de aula. Segundo o relato dos professores entrevistados, o texto
de divulgação científica desempenha um importante
papel educativo diante de uma concepção de ensino apoiada
no desenvolvimento de condições para o exercício da
cidadania, através de ações educativas que estejam
voltadas à realidade social na qual o aluno está inserido.
Em sala de aula, o trabalho com esses textos possibilita: (1) a reflexão,
a interação e a interpretação dos fatos, facilitando
o processo de re-elaboração das informações
pelos alunos; (II) a ampliação da visão de mundo do
aluno, na medida em que permite a discussão e a troca de opiniões
a respeito dos fatos apresentados; (III) a vinculação dos
conteúdos curriculares à realidade, fazendo com que o aluno
perceba o sentido e a aplicabilidade do que aprende na escola; (IV) a ampliação
do universo lexical e da competência lingüística do aluno
e (V) o desenvolvimento do hábito de leitura, seja por prazer ou
por necessidade de buscar informações. Nossas análises
revelam que o critério mais relevante para os professores na seleção
do texto de divulgação é a relação entre
o assunto abordado no texto e aqueles que estão sendo trabalhados
em sala de aula, ou seja, sua articulação a tópicos
curriculares. Outro critério apontado como importante pelos professores
é a credibilidade da fonte e do autor. Finalmente, os professores
apontam para a necessidade de que a linguagem do texto seja adequada à
faixa etária do aluno. Quanto às possibilidades de adaptar
e utilizar os textos de divulgação científica em sala
de aula, constatamos que os professores entrevistados costumam trabalhar
este material em grupos, onde cada grupo analisa uma reportagem e num segundo
momento, é aberta uma discussão com a turma onde há
a socialização das informações de cada grupo.
Além desta estratégia, é comum trabalhar os textos
de divulgação através de debates e utiliza-los na
elaboração de murais a serem expostos na sala de aula e em
locais que toda a escola tenha acesso a estes trabalhos. Entre as temáticas
mais freqüentemente selecionadas encontramos temas relacionados à
sexualidade, às questões ambientais e ao comportamento humano,
sobretudo dos adolescentes e jovens. Entre as dificuldades identificadas
pelos professores estão o custo e o acesso a determinados artigos/reportagens.
Estes resultados apontam para uma necessidade de aprofundar nossos entendimentos
acerca da incorporação didática destes materiais,
de como eles podem complementar os livros didáticos e outros materiais
tradicionais, e da natureza das reelaborações discursivas
envolvidas na articulação com temas do currículo de
ciências.
(1) Este trabalho foi apresentado no I EREBIO- Encontro
Regional da SBEnBIO-Regional 02
(2) Apoio CNPq
(3) Apoio parcial CNPq