ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM DISCIPLINA DE TUTORAMENTO EM PRÁTICA DE ENSINO



Maurivan Güntzel Ramos
mgramos@pucrs.br

Valéria Corrêa Cossio(1)
vcossio50@hotmail.com
PUCRS - Faculdade de Química - CEPEQ(2)



Resumo

    O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo, realizar uma análise dos materiais escritos produzidos pelos alunos ao longo da disciplina Tutoramento em Prática de Ensino I, que, além de ter sido editada pela primeira vez, no segundo semestre de 2000, integra a proposta do novo curso de Licenciatura em Química da PUCRS, que busca atender às exigências do artigo 65 da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei 9394/96), que trata das trezentas horas para prática de ensino nos cursos de licenciatura e às exigências da realidade educacional, em relação à formação de professores de Química melhor qualificados. Com essa análise pretende-se identificar e compreender os principais avanços dos alunos na disciplina Tutoramento em Prática de Ensino I, considerando a característica peculiar dessa disciplina de proporcionar o contato direto com a realidade escolar desde o início do curso. No caso da PUCRS, essa disciplina inicia no terceiro semestre do curso. Também pretende-se avaliar a disciplina, identificando as principais dificuldades, visando o seu aperfeiçoamento nas próximas edições.

    Para a realização do trabalho, juntamente com uma revisão bibliográfica, foi feita a análise de conteúdo dos materiais escritos pelos alunos, como: sondagens, textos relativos ao seu trabalho na escola, avaliações de final de disciplina e outros depoimentos escritos. A análise envolveu a organização, digitação e codificação dos materiais escritos produzidos, a unitarização dos textos e categorização das unidades de significado, elaboração de textos descritivos e interpretativos, na tentativa de argumentar acerca de algumas teses em relação à disciplina em estudo.

    Foram analisados materiais escritos de onze alunos, que cursaram a disciplina pesquisada durante o segundo semestre de 2000.

    A análise desenvolvida permite concluir que as atividades realizadas na forma de tutoramento com os licenciandos, tendo a escola como pano de fundo e a sala de aula da Universidade como espaço de diálogo, análise da realidade, discussão de idéias e reflexão, contribuem para um aperfeiçoamento pessoal dos licenciandos, superando medos e inseguranças em relação aos primeiros contatos com a escola, superando resistências e dificuldades com a escrita, promovendo a capacidade crítica e a autonomia dos licenciandos, desenvolvendo uma consciência dos limites da escola pública e das exigências para tornar-se um bom professor. Também contribuem para resignificar as representações de ciência e de Química.

    A análise também permite compreender como os licenciandos reagem frente às novas dificuldades e desafios que surgem na ação de reconhecimento do ambiente escolar, no contato com a realidade da escola pública, nas leituras em língua estrangeira, no debate e na crítica aberta, presentes nas atividades de sala de aula, diferindo do tipo de aula que vinham vivenciando até aquele momento

    Destaca-se o desenvolvimento de uma atitude favorável ao "ser professor" e um entusiasmo em assumir logo esse papel, atitude identificada somente no final do curso no currículo anterior, no qual a Prática de Ensino, o estágio e os conseqüentes contatos iniciais com a realidade da escola eram vivenciandos no final do curso.

    Com os resultados desse trabalho, pretende-se subsidiar a reflexão e o estudo, envolvendo os professores do curso e, em especial, os das disciplinas pedagógicas, responsáveis pela continuidade da proposta da Licenciatura, para compreender os processos instaurados e promover a sua qualificação.

(1) Bolsista - Bolsa-Pesquisa PUCRS
(2) CEPEQ - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Química