INTERAÇÕES TRIÁDICAS ENTRE LICENCIANDOS, PROFESSORES E FORMADORES NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS(1)



Lenir Basso Zanon
UNIJUÍ/UNIMEP

Roseli Pacheco Schnetzler
UNIMEP



Resumo

    A literatura critica o descompasso que existe, em programas de formação inicial de professores, entre conhecimentos disciplinares/acadêmicos/teóricos e saberes experienciais inerentes à prática profisional; entre princípios teóricos ensinados na universidade e problemas reais - complexos, incertos, singulares - da prática docente; entre ensinar conteúdos do ensino e ensinar sobre o ensino. Aponta que os professores em formação possuem uma memória de si próprios como alunos, crenças, saberes, idéias e imagens pessoais - sobre o ensino, sobre o bom professor, sobre si mesmos como futuros professores - contra o que, os programas de formação pouco tem podido fazer. A formação anbientaliista dos licenciandos, fortemente assentada, tende a permanecer sem alteração. Ela acompanha suas práticas profissionais e afeta os modos como interpretam informações e situções e ações (Garcia:1998).

    O presente trabalho se assenta na idéia de que é na interação entre o conhecimento teórico e o conhecimento da prática que se constrói o conhecimento profissional do professor; de que a atividade profissional é um saber-fazer sólido, teórico e prático, inteligente e criativo, que permite ao profissional agir em contextos instáveis, indeterminados e complexos, caracterizados por zonas de indefinição que, de cada situação, fazem uma novidade a exigir uma reflexão e uma atenção dialogante com a própria realidade que lhe fala (Alarcão 1996). Trata-se da proposição e análise de uma modalidade de interação triádica entre futuros professores, professores e formadores de professores - em dez disciplinas da Licenciatura de Química -, vista como uma interação profissional que se contrapõe à formação calcada nos moldes da racionalidade técnica - visão positivista e simplista segundo a qual a atividade profissional consiste na resolução de problemas pela aplicação rigorosa da teoria e da técnica científicas.

    Cada módulo disciplinar [ao todo são dez] tem 5 a 8 horas de duração e integra cinco seções, não estanques entre si, a saber: planejamento do módulo disciplinar; relato do professor da escola; situação simulada trazida da prática escolar; intervenção do formador; avaliação da interação/módulo disciplinar.

    A organização metodológica do trabalho tem apoio no planejamento interpretativo da teoria e da prática educativas baseado na fenomenologia social (Carr e Kemmis 1998). Considerando-se a precariedade das experiências profissionais dos licenciandos [sobre as quais refletir], quer-se investigar se a interação triádica proposta pode contribuir para a superação da sua formação ambientalista, à medida que eles interagem com práticas de profissionais experientes, identificam e discutem modelos de ensino nelas expressos, problemas reais e formas reais como são resolvidos problemas, na escola . De que forma a interação triádica propicia a ampliação temática e a articulação teórico-prática, nos módulos? Como isso se relaciona com o desenvolvimento profissional dos licenciandos? A descrição e interpretação das naturezas de interação profissional nas tríades permite construir indicativos sobre fatores que podem reorientá-las num posterior desenvolvimento longitudinal dos módulos no Curso.

    A análise dos módulos disciplinares mostra que, sem prejudicar o aprendizado disciplinar, a interação com professores/as experientes amplia as temáticas disciplinares, traz à tona necessidades formativas de professores e evidencia feedbacks reflexivos sobre o processo da formação profissional. A explicitação e discussão de crenças, concepções, posturas e saberes expressos pelos licenciandos potencializa formas de problematização e/ou validação de aspectos formativos e coloca em suspense a formação profissional, configurando-se como modalidade de relação entre a teoria e a prática docentes. A modalidade de espaço de interação profissional analisada revela-se como um caminho fértil para melhorar o processo da formação dos licenciandos de forma direta e, indiretamente, mostra sua grande potencialidade de contribuição enquanto formação continuada dos formadores dos futuros professores.

(1) Trabalho apresentado em setembro de 2001 no VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, em Barcelona.