OS DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA(*)



Alberto Villani
Instituto de Física, Universidade de São Paulo, Brasil

Dulceval Andrade Santana
Instituto de Física, Universidade de São Paulo, Brasil



Resumo


    O presente trabalho tem como propósito fornecer uma explicação satisfatória aos diferentes discursos que se manifestam em sala de aula e suas conseqüências ao aprendizado .

    O nosso aprendizado é no mínimo de segunda ordem, pois temos que aprender sob a óptica de quem ensina, mas que também aprendeu da mesma forma, ou seja, temos que aprender a ver com os olhos de outra pessoa, no caso o professor.

    Esse aprendizado acaba gerando uma série de conflitos cognitivos e emocionais que interferem seriamente com a clareza de nossa percepção nos impedindo de resolver parte dos conflitos. Isso tem influência direta na formação dos nossos modelos, que podem ser manifestados e percebidos nos diversos discursos em sala de aula.

    Estas representações que cada um carrega consigo nem sempre são conscientes, e se manifestam de forma implícita nas diversas interações sociais que perpassam a sala de aula, e principalmente nas que ocorrem entre aluno e professor.

    Para entendermos melhor a relação professor /aluno levaremos em consideração o denominado Micro Mundo ( representações conscientes e não conscientes ) de cada pessoa.

    É nesse Micro Mundo que se manifesta o nosso aprendizado com a família, a nossa relação com os amigos, os nossos valores e os nossos modelos.

    O Micro Mundo do professor e aluno tem um papel fundamental no outro currículo que se destaca em sala de aula, o currículo implícito, que funciona através do contato com as mais variadas procedências da interação professor /aluno.

    Nesse modelo de ensino, daremos uma atenção para o campo estabelecido entre o professor e o aluno para se estabelecer as condições de aprendizagem e transmissão .

    Para uma melhor interpretação, estamos usando alguns conceitos da psicanálise de Lacam, a partir dos quais foi estruturado o trabalho.

    Partimos da hipótese que tanto professor como o aluno são capturados a partir de vários discursos, que podem ter diversas procedências, por exemplo, o discurso da escola, o discurso do diretor, o discurso do orientador educacional, o discurso da sociedade e o discurso da família, e é a partir dessa captura que ocorre a transferência. A transferência ocorre quando o desejo de saber do aluno se aliena a pelo menos um elemento em particular, a figura do professor como o grande Outro ( desejo ) .

    Essa alienação que se dá em todo processo de aprendizado, deve-se dar também em relação ao saber do professor .

    O desejo transfere sentido e poder à figura do professor, através de seu discurso. Este trabalho permiti concluir, que os diversos discursos que professor e aluno são capturados privilegiam o currículo implícito. O currículo explícito é praticamente abandonado, ou pelo fato do professor não ter competência ou pela metodologia criada pela escola que se superpõem ao professor.
 

(*) Trabalho apresentado na Faculdade de Educação da USP