UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA

Maria Bernadete de Melo Cunha1
Maricleide Pereira de Lima1
Maria da Conceição Marinho Oki2
Soraia Freaza Lôbo2
1 Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)
2 Instituto de Química - Universidade Federal da Bahia
 

Resumo

    O presente trabalho é resultado do projeto de extensão intitulado "Química, Energia e Ambiente", do Departamento de Química Geral e Inorgânica da Universidade Federal da Bahia e reflete o anseio demonstrado por professores de Química do ensino médio de Salvador por iniciativas que promovam uma maior interação Universidade/ ensino médio através, do seu corpo docente.

    Este projeto teve, como prioridade, resgatar o papel fundamental que a Universidade tem na socialização do conhecimento, através da formação de parcerias com escolas da rede pública e particular para a realização de trabalhos conjuntos, visando propor alternativas metodológicas para o ensino dessa disciplina, dentro das orientações da nova Lei de Diretrizes e Bases para o ensino médio. Em vista disso, o grupo responsável pelo projeto definiu os seguintes objetivos: propor uma alternativa para o processo ensino-aprendizagem de Química no nível médio, aumentar o nível de participação do aluno no processo de aprendizagem; promover uma maior interação Universidade/ensino médio e contribuir para a aquisição de conhecimentos complementares e interrelacionados.

    O trabalho consistiu da preparação de material didático e aplicação deste material nas escolas selecionadas visando trabalhar com diversos conceitos químicos aplicados a situações da realidade do aluno, de forma a permitir desenvolver o seu espírito crítico e algumas habilidades cognitivas adequadas ao entendimento do conhecimento químico e do seu papel no mundo moderno. Atividades diversificadas como: experimentos, filme, leitura e discussão de artigos publicados em revistas de circulação nacional foram utilizados como ferramentas para a introdução e compreensão dos conceitos químicos. Durante a sua aplicação, o professor responsável atuou como mediador e provocador das questões inseridas no material.

    O trabalho desenvolvido em sala de aula foi orientado numa perspectiva Vygotskyana que prioriza a interação social no desenvolvimento cognitivo e no papel da linguagem como mediadora do funcionamento individual e social [ 1] .

    Os resultados qualitativos alcançados mostraram um aumento no nível de participação do aluno na sala de aula, uma maior interação professor-aluno e aluno-aluno, uma maior sensibilização para as questões sociais relacionadas com os conceitos trabalhados e a possibilidade de utilização de um processo de desenvolvimento cognitivo mais consistente com os requisitos necessários à formação de um sujeito mais participativo e crítico.

Bibliografia:

MORTIMER, E. F. & CARVALHO, A.M.P. Referenciais Teóricos para Análise do Processo de Ensino de Ciências. Cad.Pesq., n.96, 5-14, 1996.

(1) Este trabalho foi apresentado no 10º Encontro Nacional de Ensino de Química, Porto Alegre/RS, no período de 12 a 15 de julho de 2000