ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS(1)
 

Daniela Corrêa da Rosa
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/CE/UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan
Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
 

Resumo

    A Educação em Ciências nas escolas é desenvolvida de modo secundário quando comparado ao ensino de outras áreas do saber, como por exemplo, o Português e a Matemática. Hoje, constatamos que a Educação em Ciências Naturais nas Séries Iniciais é pouco desenvolvida e ainda de forma precária. Surge a necessidade de trabalhar com a Educação em Ciências Naturais de modo diferenciado do atual, ou seja, superar ainda que parcialmente sua fragmentação e a falta de vínculo com a realidade dos alunos. Este estudo tem como objetivo principal a elaboração, implementação de atividades didático-pedagógicas acerca do temática Universo. A proposta de trabalho elaborada para trabalhar com a Educação em Ciências nas Séries Iniciais parte do pressuposto de que o aluno traz consigo para a sala de aula um conhecimento espontâneo, o qual precisa ser (re)elaborado. A atividades didático-pedagógicas contaram com recursos tais como, o uso de atividades experimentais extraídas das revistas Ciência Hoje das Crianças. Estas experimentações eram elaboradas e testadas no Núcleo de Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (NEC/UFSM). As atividades, como proposição metodológica, seguem os Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV & ANGOTTI,1994), o qual proporciona aos alunos atuarem de modo ativo e crítico diante dos fenômenos naturais e/ou em situações cotidianas. A elaboração das atividades compreende desde questionamentos acerca das concepções dos alunos sobre o conteúdo, como o contato com textos que abordam os temas numa linguagem científica e acessível a este nível de ensino e, inclusive a produção escrita dos alunos, contendo suas considerações sobre o tema estudado. A partir da elaboração e implementação e, avaliação das atividades foi possível constatar um crescimento por parte dos alunos em relação a sua aprendizagem, quando se depararam com uma forma diferenciada, no sentido de não se trabalhar um conteúdo somente seguindo o livro didático, mas desenvolvendo o conteúdo de acordo com realidade cotidiana do aluno, utilizando para isso de textos de divulgação científica (Revistas Ciência Hoje das Crianças, textos coletados na Internet). Tornando possível verificar claramente através da produção textual dos alunos, o seu entendimento sobre as atividades desenvolvidas, na medida em que expõe suas concepções e argumenta sobre as mesmas. O envolvimento no planejamento das atividades implementadas, de forma consciente tentando alcançar a melhoria quanto ao ensino de Ciências, possibilita aos alunos o entendimento dos fenômenos naturais que o cercam, na sua totalidade.

(1) Trabalho apresentado na 53ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2001, Salvador - BA.