Cleiton Joni Benetti Lattari (1)
lattari@onda.com.br
Rute Helena Trevisan(2)
trevisan@uel.br
Daniel Trevisan Sanzovo(2)
sanzovo@uel.br
Vanessa Queiroz (2)
vanessaqueiroz@uel.br
(1) FEMA/IMESA
(2) Física /UEL
Resumo
Os conceitos fundamentais de astronomia ensinados hoje no ensino médio e fundamental necessitam de complementos que venham contribuir para o aprendizado dos alunos e fornecer ao professor meio mais eficaz para trabalhar os temas em sala de aula reforçando o ensino-aprendizagem. Tanto no Ensino Médio como no Fundamental, o conteúdo de Ciências quando complementado pela manipulação de exemplos concretos, torna-se mais efetivo e desperta no aluno um maior interesse pela pesquisa e pela observação.
Nesse sentido a oficina elaborada com temas de astronomia, traz ao professor uma melhor oportunidade de trabalhar o tema com alunos motivados. Procurando dar ênfase ao ensino que permite ao aluno o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento, produzimos um material instrucional, onde enfocamos o conteúdo numa perspectiva de totalidade, desenvolvendo o trabalho com conceitos fundamentais e suas inter-relações, além de resgatar o processo histórico que deu origem àqueles conhecimentos. Este material foi aplicado aos professores em forma de cursos, dados em blocos, que tinham por objetivo despertar no aluno o senso de observação, incorporando no seu cotidiano, o conhecimento das relações entre o homem e o espaço, o tempo e a energia do meio que o envolve, e tudo de uma maneira didática e de fácil entendimento, considerando que a maioria deles pertence à zona rural. Utilizando material de sucata e equipamentos do tipo "faça você mesmo", foram montadas algumas experiências para serem confeccionadas pelos próprios alunos, junto com seus professores.
O conteúdo dos cursos foi baseado na nova proposta curricular da SEED do Estado do Paraná, e os assuntos foram abordados de modo a ampliar a visão de universo da criança.
Metodologia
Inicialmente, foi feita uma pré-avaliação, onde se sugeriu que cada professor fizesse um desenho do universo em que vive. A seguir, foram colocadas pelos professores as perguntas mais freqüentemente feitas por seus alunos, em sala de aula, sobre astronomia.
A resposta a estas questões e muitas outras, foram tiradas pelos próprios professores após o curso, apenas utilizando suas observações e espírito crítico durante o manejo das oficinas.
Conclusão
A inovação no conceito de ensino, fazendo com que seja todo ele participativo, contribui para um aprendizado mais eficiente e de fácil avaliação por parte do professor, pois áreas como matemática, geografia, história, língua portuguesa e mesmo biologia, química e física, podem ser integradas dentro destas oficinas oferecendo assim um ensino interdisciplinar.
Trataremos aqui de mostrar a importância das oficinas de astronomia e como a sua aplicação ajuda no ensino-aprendizagem.