Renato Eugênio da Silva Diniz
Luciana Maria Lunardi Campos
Docentes do Departamento de Educação
Raquel Bedani
Maisa Boff Ciampi
Ex-alunas da licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto de Biociências . UNESP/ Botucatu.
Resumo
Introdução
No contexto de identificação, recuperação e divulgação da produção científica de Ensino de Ciências, consideramos relevante a identificação de trabalhos desenvolvidos durante cursos de graduação em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura.
Neste sentido, desenvolvemos o presente estudo, cuja
referência central é o desenvolvido por Megid Neto (1998)
.
Objetivo – o objetivo deste estudo foi identificar as monografias desenvolvidas por alunos do curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura e organiza-las em um catálogo.
A investigação- o processo de investigação foi organizado em quatro fases, com término previsto para outubro de 2001:
1- identificação das monografias
3- identificação de categorias, para análise das monografias
4- organização e redação do catálogo
A identificação das monografias
O levantamento das monografias foi realizado junto ao Departamento de Educação e a Biblioteca do Campus de Botucatu da UNESP. Foram identificadas 102 monografias , no período de 1982 a 2000.
Leitura e resumo das monografias
As monografias estão sendo analisadas, a partir de uma ficha tendo-se como descritores os seguintes aspectos :ano de apresentação da monografia; orientador; nível escolar ; relação com outra área de conhecimento; área de conteúdo do currículo escolar e foco temático
Na próxima fase proposta- Identificação de categorias- serão definidas categorias para as áreas de conteúdo do currículo escolar e foco temático, que permitiram a organização dos materiais. Esta fase está prevista para os mês de setembro.
A fase final -Organização e redação
do catálogo –prevista para outubro, permitirá a apresentação
de um material que, ao nosso ver, será relevante para a divulgação,
principalmente entre alunos de graduação, das produções
científicas na área de Ensino de Ciências neste nível
de ensino.
Bibliografia
MEGID NETO, J. O ensino de Ciências no Brasil – Catálogo analítico de teses e dissertações. 1972-1995. Versão preliminar – Campos , SP: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.