A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS PRODUZIDAS
 
 

Renato Eugênio da Silva Diniz
Luciana Maria Lunardi Campos
Docentes do Departamento de Educação

Raquel Bedani
Maisa Boff Ciampi
Ex-alunas da licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto de Biociências . UNESP/ Botucatu.

Resumo

Introdução

    No contexto de identificação, recuperação e divulgação da produção científica de Ensino de Ciências, consideramos relevante a identificação de trabalhos desenvolvidos durante cursos de graduação em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura.

    Neste sentido, desenvolvemos o presente estudo, cuja referência central é o desenvolvido por Megid Neto (1998) .
 

Objetivo – o objetivo deste estudo foi identificar as monografias desenvolvidas por alunos do curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura e organiza-las em um catálogo.

A investigação- o processo de investigação foi organizado em quatro fases, com término previsto para outubro de 2001:

1- identificação das monografias
2- leitura e síntese das monografias;

3- identificação de categorias, para análise das monografias

4- organização e redação do catálogo

Dados obtidos - Até o presente momento, desenvolvemos a fase 1 e estamos no período final de desenvolvimento da fase 2.

A identificação das monografias
 

    O levantamento das monografias foi realizado junto ao Departamento de Educação e a Biblioteca do Campus de Botucatu da UNESP. Foram identificadas 102 monografias , no período de 1982 a 2000.

Leitura e resumo das monografias

    As monografias estão sendo analisadas, a partir de uma ficha tendo-se como descritores os seguintes aspectos :ano de apresentação da monografia; orientador; nível escolar ; relação com outra área de conhecimento; área de conteúdo do currículo escolar e foco temático

    Na próxima fase proposta- Identificação de categorias- serão definidas categorias para as áreas de conteúdo do currículo escolar e foco temático, que permitiram a organização dos materiais. Esta fase está prevista para os mês de setembro.

    A fase final -Organização e redação do catálogo –prevista para outubro, permitirá a apresentação de um material que, ao nosso ver, será relevante para a divulgação, principalmente entre alunos de graduação, das produções científicas na área de Ensino de Ciências neste nível de ensino.
 

Bibliografia

MEGID NETO, J. O ensino de Ciências no Brasil – Catálogo analítico de teses e dissertações. 1972-1995. Versão preliminar – Campos , SP: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.